Fecomércio divulga pesquisa sobre perfil do endividamento em Fortaleza

A Pesquisa Perfil do Endividamento do Consumidor em Fortaleza, referente ao mês de abril de 2024, realizada pela Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), revela que 75,3% dos residentes da capital atualmente estão endividados. Este número representa um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior (73,1%), porém, está ligeiramente abaixo do indicador registrado em abril do ano passado(75,7%).

O início do ano é marcado por uma série de despesas que impactam significativamente as finanças familiares, como gastos com educação e impostos anuais. Com o orçamento comprometido, há uma pressão sobre os indicadores de endividamento, semelhante ao observado em março, sugerindo a necessidade de cautela por parte dos consumidores.

24,2% dos fortalezenses com contas em atraso e 45,6% da renda comprometida

O índice de consumidores com contas pendentes ou dívidas em atraso também aumentou, passando de 21,8% em março para 24,2% em abril. No entanto, este indicador permanece abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (24,6%). O perfil do consumidor com contas em atraso mostra predominância do sexo masculino, idade acima dos 35 anos e renda familiar acima de dez salários-mínimos.

O comprometimento da renda em Fortaleza é significativo, com os consumidores destinando, em média, 45,6% da renda familiar para o pagamento de dívidas. Os principais instrumentos de crédito utilizados são cartões de crédito (80,5%), financiamentos bancários (18,8%), empréstimos pessoais (9,5%) e carnês/crediários (4,5%). O endividamento médio é de R$ 1.794 com prazo médio de nove meses para o seu vencimento total.

Alimentos a prazo, saúde, aluguel e vestuário no topo das causas das dívidas

A pesquisa revela que são os gastos correntes que predominantemente contribuem para o endividamento, destacando-se aquisição de alimentos a prazo, despesas relacionadas à saúde, custos de aluguel residencial e compra de itens de vestuário.

A taxa de inadimplência potencial aumentou em abril, indicando que 11,9% dos consumidores enfrentarão dificuldades financeiras para cumprir suas obrigações. O perfil do consumidor em situação de inadimplência mostra equilíbrio nos sexos, porém com destaque para os grupos etários acima dos 35 anos e renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos.

A pesquisa também revela que a falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, com destaque para a falta de orçamento e controle dos gastos, gastos imprevistos e compras por impulso como principais fatores contribuintes para essa problemática.

74% fazem orçamento mensal e acompanham gastos

Apesar dos desafios apresentados, 74,0% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento.

Confira o relatório da pesquisa neste link 04_2024_Fortaleza_Perfil de Endividamento do Consumidor

Voltar