Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183
Introdução
A avaliação da situação dos estoques é um processo importante para os empresários, pois permite identificar possíveis problemas e tomar medidas corretivas. Essa avaliação deve ser realizada regularmente, pois o mercado está em constante mudança e as necessidades dos clientes podem variar.
A seguir, são apresentados alguns benefícios da avaliação da situação dos estoques:
- Identificação de problemas: a avaliação permite identificar possíveis problemas, como excesso ou falta de produtos, produtos obsoletos ou com validade expirada.
- Tomada de medidas corretivas: a identificação de problemas permite que os empresários tomem medidas corretivas, como fazer ajustes nos níveis de estoque, lançar campanhas de promoção ou rever os prazos de validade.
- Melhoria da eficiência operacional: a avaliação pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, pois permite identificar oportunidades de otimização dos processos de compra, armazenamento e distribuição.
- Redução de custos: a avaliação pode ajudar a reduzir custos, pois permite identificar oportunidades de redução de desperdícios e de compras em excesso.
A Avaliação da Situação dos Estoques é dimensionada através do Índice de Estoques que é apurado bimestralmente pelo IPDC. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total.
Para efeito de interpretação esse indicador pode ser dividido em três níveis:
Baixo: menos de 100 pontos.
Moderado: de 100 a menos de 150 pontos.
Alto: de 150 pontos ou mais.
Utilidades
Da análise dos números, é possível identificar a percepção dos empresários em relação à inadequação de estoques para “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para “abaixo” (caso os empresários avaliem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).
Amostra
O tamanho da amostra foi definido para um nível de confiança de 95%, com margem de erro máximo de 3,5%.
Abrangência Geográfica
Estado d Ceará.
Periodicidade
Bimestral. A pesquisa divulgada refere-se ao bimestre em curso.