Pesquisa IPDC

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183

Introdução
A pesquisa Intenção de Compras dos Consumidores de Produtos Duráveis tem o objetivo de entender o comportamento de compra dos consumidores e identificar tendências de mercado. Apresenta também uma cesta de compras referente a Produtos Duráveis que os consumidores desejam comprar.

A pesquisa é importante para a compreensão do comportamento dos consumidores brasileiros, pois fornece informações sobre as suas expectativas de compra de produtos duráveis. Os resultados da pesquisa são utilizados por empresas do setor de bens duráveis para tomar decisões sobre produção, marketing e vendas.

Importância da Pesquisa
A pesquisa é uma ferramenta importante para a compreensão do comportamento dos consumidores brasileiros e para a tomada de decisões por empresas do setor de bens duráveis.

Além da importância para as empresas do setor de bens duráveis, a pesquisa também pode ser utilizada por governos e instituições financeiras para avaliar o impacto da economia sobre o consumo de produtos duráveis. Por exemplo, se a pesquisa indicar que a intenção de compra de produtos duráveis está diminuindo, isso pode ser um sinal de que a economia está desacelerando.

A seguir, estão alguns exemplos de como a pesquisa pode ser utilizada:

• As empresas do setor de bens duráveis podem utilizar os resultados da pesquisa para identificar as categorias de produtos com maior potencial de crescimento;
  • As empresas do setor de bens duráveis podem utilizar os resultados da pesquisa para desenvolver estratégias de marketing e vendas que atendam às expectativas dos consumidores;
  • As empresas do setor de bens duráveis podem utilizar os resultados da pesquisa para tomar decisões sobre produção, a fim de atender à demanda esperada.

Estratificação dos resultados
Os resultados da pesquisa são estratificados por sexo, idade, escolaridade e renda familiar mensal.

População
População com idade superior a 18 anos.

Amostra
O tamanho da amostra foi definido para um nível de confiança de 95%, com margem de erro máximo de 3,5%.

Coleta de Dados
A coleta de dados se faz nos principais pontos de fluxos, sempre nos três primeiros dias úteis de cada mês.

Abrangência Geográfica
Município de Fortaleza.

Periodicidade
Mensal. A pesquisa divulgada refere-se ao mês em curso.

Certificação Digital

Assessoria Institucional e Representações