Pesquisa IPDC

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183

Introdução
 O Panorama de Empresas e Empregados de Serviços permite acompanhar o desempenho conjuntural do setor de serviços empresariais não-financeiros, excluídas as áreas de Saúde e Educação. É gerado a partir do Relatório Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (RAIS).

A RAIS é um instrumento do qual o governo obtém dados para definir suas políticas trabalhistas.

Obrigatória para as empresas, com ou sem funcionários no ano-base das informações, a RAIS ajuda na tomada de decisões para o crescimento do setor, cálculo de benefícios a serem pagos e outros.

A principal utilidade da RAIS é obter informações relativas à atividade trabalhista das pessoas jurídicas e das pessoas físicas que empregam trabalhadores no país.

Através dessa obrigação, o governo sabe quantos empregos foram gerados no último ano, quantas demissões ocorreram além disso, as informações ajudam a alimentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, que gera dados a respeito da população brasileira, sendo assim, uma das principais fontes de informação e estatísticas trabalhistas do mercado brasileiro.

Grupos de Atividades Investigadas
Os grupos de atividades investigadas foram definidos de acordo com o s CNAES usados na PMS Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE: (1)  prestados às famílias, (2) Serviços de informação e comunicação, (3) Serviços profissionais, administrativos e complementares, (4)  Transportes, (4]  serviços auxiliares aos transportes e correio, (5) Outros serviços.

Abrangência Geográfica
Estado do Ceará.