Pesquisa IPDC

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183

Introdução
 O Panorama de Empresas e Empregados ddo Turismo é gerado a partir do Relatório Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho.

Ele é um instrumento do qual o governo obtém dados para definir suas políticas trabalhistas.

Obrigatória para as empresas, com ou sem funcionários no ano-base das informações, a RAIS ajuda na tomada de decisões para o crescimento do setor, cálculo de benefícios a serem pagos e outros.

A principal utilidade da RAIS é obter informações relativas à atividade trabalhista das pessoas jurídicas e das pessoas físicas que empregam trabalhadores no país.

Através dessa obrigação, o governo sabe quantos empregos foram gerados no último ano, quantas demissões ocorreram além disso, as informações ajudam a alimentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, que gera dados a respeito da população brasileira, sendo assim, uma das principais fontes de informação e estatísticas trabalhistas do mercado brasileiro.

Grupos de Atividades Investigadas
(1) Agências de Viagens, (2) Albergues, Exceto Assistenciais, (3) Apart-Hotéis, (4) Bares e Outros Estabelecimentos Especializados em Servir Bebidas, (5) Campings, (6) Hotéis, (7) Lanchonetes, Casas de Chá, de Sucos e Similares, (8) Locação de Aeronaves sem Tripulação, (9) Locação de Automóveis sem Condutor, (10) Locação de Embarcações sem Tripulação, Exceto para Fins Recreativos, (11) Locação de Outros Meios de Transporte não Especificados Anteriormente, sem Condutor, (12) Motéis, (13) Operadores Turísticos, (14) Outros Alojamentos não Especificados Anteriormente, (15) Pensões (Alojamento), (16) Restaurantes e Similares, (17) Serviços de Reservas e Outros Serviços de Turismo não Especificados Anteriormente, (18) Trens Turísticos, Teleféricos e Similares.

Abrangência Geográfica
Estado do Ceará.