Pesquisa IPDC

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183

Introdução
A Pesquisa Mensal do Volume de Serviços do Estado do Ceará tem como objetivo produzir indicadores mensais do desempenho do setor de serviços empresariais não-financeiros, excluídas as áreas de Saúde e Educação. A partir de dados do faturamento bruto real obtidos dos micros dados do IBGE, as informações produzidas pela pesquisa permitem mensurar e projetar a atividade econômica geral de curto prazo, dado que o consumo é o indicador mais sensível e o que mais rapidamente responde às mudanças conjunturais e/ou às medidas de política econômica.

Utilidades
A Pesquisa Mensal do Volume de Serviços do Estado do Ceará permite conhecer e avaliar o real desempenho mensal do comércio que podem subsidiar as políticas públicas regionais, estaduais e federais e balizar decisões de investimentos privados no Estado.

Grupos de Atividades Investigadas
(1) Agências de viagens e operadoras turísticas, (2) Serviços de informação e comunicação, (3) Serviços prestados às famílias, (4) Serviços profissionais, administrativos e complementares, (5) Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e (6) Outros serviços.

Abrangência Geográfica
Estado do Ceará.

Periodicidade
Mensal. A pesquisa divulgada refere-se ao mês anterior. Ex. Em fevereiro sai a pesquisa de janeiro.

Certificação Digital

Assessoria Institucional e Representações