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Pesquisa IPDC

PERFIL DO ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183

Introdução
As dificuldades em obter dados estatísticos que permitam avaliar a natureza e a real dimensão do endividamento do consumidor são acompanhadas pela multiplicidade de indicadores, de conceitos e de metodologias indevidamente utilizados na abordagem desta questão, não garantindo o rigor científico e a confiabilidade dos estudos realizados.

Objetivos
Fornecer informações mensais sobre as expectativas da situação financeira da família e situação econômica do país pelos consumidores no Município de Fortaleza, bem como sobre suas intenções de compra, a fim de orientar decisões de empresários, governo e outros agentes econômicos.

Resultados da Pesquisa

Os resultados da pesquisa revelam:

  • Taxas de endividamento dos consumidores.
  • Valor aproximado das dívidas dos consumidores.
  • Tipos de dívidas assumidas pelos consumidores.
  • Tipos de compras que mais contribuíram para o endividamento dos consumidores.
  • Motivos que levam os consumidores a estar com dívidas em atraso.
  • Tempo em que os consumidores possuem dívidas em atraso.

São quatro as taxas de endividamento dos consumidores reveladas na pesquisa, calculadas em relação a cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoais, compra de imóveis, prestações de carro e de seguros, entre outras formas de endividamento:

  • Taxa de Consumidores Endividados: percentual de consumidores que possuem dívidas vencidas ou a vencer.
  • Taxa de Consumidores com Dívidas em Atraso: percentual de consumidores que possuem dívidas vencidas e não pagas na data do vencimento.
  • Taxa de Comprometimento da Renda Familiar do Consumidor: percentual da renda familiar mensal dos consumidores comprometida com dívidas.
  • Taxa de Inadimplência: percentual de consumidores que não terão condições de pagar, na data do vencimento, dívidas a vencer no mês em curso.

População
População com idade igual ou superior a 18 anos.

Amostra
O tamanho da amostra foi definido para um nível de confiança de 95%, com margem de erro máximo de 3,5%. O número e estratificação dos consumidores pesquisados serão explicitados nos resultados da pesquisa de cada mês.

Estratificação dos resultados
Os resultados da pesquisa são estratificados por sexo, idade, escolaridade e renda familiar mensal.

Coleta de Dados
A coleta de dados se faz nos principais pontos de fluxos, sempre nos três primeiros dias úteis de cada mês.

Periodicidade
Mensal. A pesquisa divulgada refere-se ao mês em curso.

 

 

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