Pesquisa IPDC

PNAD - INDICADORES DE EDUCAÇÃO, TRABALHO E PESSOAS OCUPADAS E NÃO OCUPADAS

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183

Introdução
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua acompanha as flutuações e a evolução da força trabalho e de outras informações para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
A PNAD possui informações conjunturais reunidas em indicadores mensais que são gerais para o Brasil e indicadores trimestrais que inclui todos os níveis de pesquisa.
Essa modalidade foi introduzida no Brasil na segunda metade da década de 60 e a primeira PNAD realizada em caráter experimental realizou-se em 1967. A justificativa para a adoção de pesquisas por amostragens de domicílios era a possibilidade de monitorar regularmente as características socioeconômicas brasileiras sem o custo e o amplo espaço de tempo existente entre um Censo e outro. Naquela época, o IBGE pretendia realizar estes inquéritos trimestralmente.

PNAD Contínua
A PNAD Contínua foi implementada em 2012 e tem como objetivo medir flutuações de curto prazo e acompanhar a evolução, de curto a longo prazo, da força de trabalho no país, entre outras informações. A PNAD Contínua foi criada no âmbito do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), que visa, entre outras coisas, padronizar as metodologias das pesquisas do IBGE. Uma das principais diferenças entre a PNAD e a PNAD Contínua está na metodologia. Enquanto a primeira se preocupa em visitar rotativamente os domicílios de determinada região, a PNAD Contínua escolhe comparecer em uma mesma casa 5 vezes a cada trimestre. Para tanto, ela pretende conseguir um apanhado de dados mais abrangente e volátil.

Qual a importância dessa pesquisa?
Os dados levantados pela IBGE PNAD são importantes para que o governo possa tomar decisões macroeconômicas de modo a proporcionar crescimento e bem-estar para todos.
Além disso, as informações fornecidas pela pesquisa ajudam a entender como a economia está se comportando no longo, médio e curto prazo. Em outras palavras, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é importante para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, pois fornece informações e indicadores conjunturais relativos ao trabalho e rendimento.

Abrangência Geográfica
Brasil e Estados da Federação.

Periodicidade
A pesquisa divulgada refere-se ao trimestre.

Galeria de fotos

Veja mais

Próximos Eventos

Veja mais

Certificação Digital

Contribuições

Assessoria Institucional e Representações