Pesquisa IPDC

PNAD - RENDIMENTOS MENSAIS HABITUAIS DE TODOS OS TRABALHOS PARA PESSOAS DE 14 ANOS OU MAIS DE IDADE

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183

Introdução
A Pesquisa Rendimentos Mensais Habituais de Todos os Trabalhos Para Pessoas de 14 Anos ou Mais de Idade acompanha as flutuações e a evolução da força trabalho e de outras informações para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
A PNAD possui informações conjunturais reunidas em indicadores mensais que são gerais para o Brasil e indicadores trimestrais que inclui todos os níveis de pesquisa.
Essa modalidade foi introduzida no Brasil na segunda metade da década de 60 e a primeira PNAD realizada em caráter experimental realizou-se em 1967. A justificativa para a adoção de pesquisas por amostragens de domicílios era a possibilidade de monitorar regularmente as características socioeconômicas brasileiras sem o custo e o amplo espaço de tempo existente entre um Censo e outro. Naquela época, o IBGE pretendia realizar estes inquéritos trimestralmente.

Glossário
Medidas Separatrizes: são números que dividem a sequência ordenada de dados em partes que contêm a mesma quantidade de elementos da série. Desta forma, a mediana que divide a sequência ordenada em dois grupos, cada um deles contendo 50% dos valores da seqüência, é também uma medida separatriz.
As mais comumente usadas são: Quartis – dividem a distribuição em quatro partes iguais, de ordem 1/4. Decis – dividem a distribuição em 10 partes iguais, de ordem 1/10. Centis – dividem a distribuição em 100 partes iguais, de ordem 1/100.

Rendimentos habituais: 0 rendimento habitual consiste no rendimento recebido por empregados, empregadores e trabalhadores por conta própria, mensalmente, sem acréscimos extraordinários ou descontos esporádicos. Para o empregado, o rendimento mensal habitualmente recebido exclui todas as parcelas que não tenham caráter contínuo (bonificação anual, salário atrasado, horas extras, participação anual nos lucros, 13º salário, 14º salário, adiantamento de salário, etc.) e não considera os descontos ocasionais (faltas, parte do 13º salário antecipado, prejuízo eventual causado ao empreendimento etc.).

Caso o rendimento recebido de empregado, de trabalhador por conta própria e de Emperador seja variável, considera-se o rendimento habitual aquele em média recebido pela pessoa no período em que realizava o trabalho declarado na semana de referência. Quando a remuneração varia em função do período ou estação do ano, considera-se o rendimento mensal que a pessoa ganha habitualmente nesse período sazonal.

Rendimento efetivo: o rendimento efetivo consiste no rendimento de fato recebido em qualquer posição na ocupação, no mês de referência, incluindo todos os pagamentos que não tenham caráter contínuo e considerando os descontos por ausências no trabalho.

Qual a importância dessa pesquisa?
A importância da pesquisa PNAD – Rendimentos Mensais Habituais de Todos os Trabalhos Para Pessoas de 14 Anos ou Mais de Idade pode ser resumida nos seguintes pontos:

• Monitoramento da economia: pode  ser utilizado para avaliar o impacto das políticas econômicas na renda da população.
  • Avaliação das políticas públicas:  pode ser utilizado para avaliar o impacto das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, como as políticas de geração de emprego e renda.
  • Planejamento governamental:  pode ser  utilizado para o planejamento governamental, como para a definição de metas e prioridades.

A pesquisa é uma importante fonte de informação para o monitoramento da economia e para a avaliação das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Abrangência Geográfica
Brasil e Estados da Federação.

Periodicidade
A pesquisa divulgada refere-se ao trimestre.

Certificação Digital

Assessoria Institucional e Representações