Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183
Introdução
A Sondagem Conjuntural do Comércio é uma pesquisa de opinião realizada com consumidores com a finalidade de monitorar a evolução da atividade comercial, do sentimento do consumidor e, consequentemente, da evolução futura do comércio.
Os resultados dos indicadores obtidos pela Sondagem Conjuntural do Comércio são importantes para a análise de curto prazo do desempenho do comércio, além de permitir avaliar o comportamento dos consumidores em relação a pretensão de compra, a situação financeira atual e futura dos consumidores como também a situação atual e futura do País.
Estratificação dos resultados
Os resultados da pesquisa são estratificados por sexo, idade, escolaridade e renda familiar mensal.
População
População com idade superior a 18 anos.
Amostra
O tamanho da amostra foi definido para um nível de confiança de 95%, com margem de erro máximo de 3,5%.
Coleta de Dados
A coleta de dados se faz nos principais pontos de fluxos, sempre nos três primeiros dias úteis de cada mês.
Abrangência Geográfica
Município de Fortaleza.
Periodicidade
Mensal. A pesquisa divulgada refere-se ao mês em curso.