Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
França inspira alunos da Moda e da Gastronomia do Senac Quixadá
França inspira alunos da Moda e da Gastronomia do Senac Quixadá
Por ascomsesc
24 de janeiro de 2024

Os alunos das turmas de Costureiro, Modelista e Confeiteiro do Senac Quixadá apresentaram o trabalho de conclusão de curso realizado de forma integrada, no dia 15/12. Eles desenvolveram 10 looks com o tema “Paris: uma fusão de estilo e sabor”, em que as peças têm não só inspiração como aplicação de clássicos da confeitaria francesa, como macarons e croissants. O desfile aconteceu no estacionamento da unidade e contou com a presença de instrutores, gestores do Senac e empresários da região.

A supervisora pedagógica do Senac Quixadá, Jane Wládia, conta que inicialmente as turmas foram reunidas em uma aula teórica sobre a França como berço da Moda e da Confeitaria, desde os antigos reinados até os dias atuais. Os alunos foram divididos em equipes, decidindo também os doces que seriam utilizados como referência. No total, eles produziram 10 croquis para peças que combinam técnicas de costura e modelagem com confeitaria.

“No desfile, apresentamos 15 peças resultantes desse projeto. São vestidos, macacões, calças, saia, cropped e coletes. As peças, em sua maioria, são de alfaiataria e todas foram confeccionadas em algodãozinho pelos nossos alunos dos cursos de qualificação para Costureiro e Modelista. Depois, a turma de Confeiteiro aplicou os doces para o desfile”, explica o instrutor de Moda, Jander Alexandre.

“Decidimos pelos clássicos da confeitaria francesa. Então, macarons, carolinas, croissant, merengues, além de rendas comestíveis, serão usados como estampa, molde ou aplicação nas roupas e acessórios criados e confeccionados pelos nossos alunos e testados para melhor apresentação no desfile”, destaca a instrutora de Gastronomia, Beatriz Oliveira.

O gerente da unidade, Marcos Ferreira, ressalta que a proposta de realizar o projeto integrador de forma interdisciplinar “é um excelente momento de integração dos alunos e também uma oportunidade de demonstrar os conhecimentos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, sempre com foco nas marcas formativas do Senac, como domínio técnico-científico e colaboração”. Segundo ele, “a apresentação foi mais um espetáculo de criatividade dos nossos alunos! ”.

Voltar