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Sesc apresenta em Brasília campanha “Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade”
Sesc apresenta em Brasília campanha “Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade”
Por ascomsesc
24 de janeiro de 2024

A campanha Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade foi debatida na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 06/12. Esse foi mais um importante passo para a Chapada do Araripe, localizada entre os estados de Pernambuco, do Ceará e do Piauí, ser indicada ao título de Patrimônio da Humanidade.

A audiência pública foi solicitada pelo presidente do Sistema Fecomércio CE e deputado federal, Luiz Gastão (PSD CE). Ele defende a inscrição da chapada na lista de locais brasileiros candidatos ao título da Unesco. Na audiência, Gastão destacou que o local é reconhecido por sua riqueza paisagística, ambiental e arqueológica. “Trata-se de um patrimônio material e imaterial de valor excepcional, com características únicas no mundo, que merece ser preservado e reconhecido internacionalmente”, disse.

A campanha começou em 2019, quando o Sistema Fecomércio CE, por meio do Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande, promoveu o I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade. Em 2022 foi realizado um segundo seminário, presencial virtual, com cerca de 40 mil participantes. Em junho deste ano foi realizada a terceira edição do Seminário Chapada do Araripe, que contou com mais de 44 mil participantes de forma presencial e virtual de 27 Estados brasileiros e de 15 países.

Todo esse movimento é uma iniciativa coletiva e que envolve: Sistema Fecomércio Ceará; Sesc Ceará; Fundação Casa Grande; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos); Ministério da Cultura; Governos do Estado do Ceará, Piauí e Pernambuco; Federações do Comércio do Piauí e Pernambuco; Universidade Regional do Cariri; além de especialistas, pesquisadores, gestores públicos, lideranças políticas, universidades, acadêmicos e entusiastas nacionais e internacionais.

O superintendente de ações integradas e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, explica porque, a campanha Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade, tem a grafia desta forma por um motivo. “A Chapada é um território único, de valor ambiental, histórico, cultural, arqueológico, mitológico, paleontológico, musical e artístico. Por isso, o Sistema Fecomércio Ceará, nessa campanha, transforma a preposição “da” no verbo “dá”. Com isso, reforça o sentindo de que a gestão participativa do patrimônio no território da Chapada do Araripe oferta humanidade, assim como a humanidade preserva o seu patrimônio”, explica o executivo.

O gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, reforça que o reconhecimento se dá como Patrimônio Mundial de Bem Misto: Meio Ambiente e Cultural. “Isso terá relevância tanto do ponto de vista cultural como ao estabelecer um compromisso internacional de preservação e proteção da Região, trazendo também impactos positivos, inclusive no desenvolvimento econômico e no turismo da Região”, ressalta Quindins.

Além da campanha, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, atua no Cariri com diversas iniciativas voltadas para cultura, formação profissional, meio ambiente e o desenvolvimento do turismo. Faz parte dessa atuação, projetos e ações como a Mostra Sesc Cariri de Culturas que completa, em 2024, 25 anos; a rede de Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Popular, criada em parceria com a Fundação Casa Grande; e capacitação profissional com ênfase nas turmas do curso Técnico em Guia de Turismo, trazendo uma contribuição relevante para o desenvolvimento do Cariri cearense, por meio do Senac Ceará.

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