Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Sistema Fecomércio encerra III CESS, com formação profissional para educadores do Sesc e do Senac
Sistema Fecomércio encerra III CESS, com formação profissional para educadores do Sesc e do Senac
Por Denise Ferreira
10 de junho de 2022

Profissionais da educação das unidades do Sesc e do Senac de todo o Estado participaram hoje do último dia do Congresso

Nesta sexta-feira (10/06), os participantes do III Congresso de Educação Sesc Senac foram estimulados a pensar sobre a importância da criatividade, da inovação, das tecnologias, e também da sensibilidade e da ludicidade para a prática educacional. O evento, foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, de 8 a 10/06, reunindo grandes nomes da área, que falaram para uma plateia de cerca de 1200 educadores do Sesc e do Senac do Estado.

Pela manhã, as palestras foram sobre “Formação Docente em Robótica Educacional e Mediações Tecnológicas: Reflexões e Avanços”, com Gildário Lima; “Tecnologia Assistivas e Inclusão na Prática”, com Lane Primo, além de “Gestão da Inovação Docentes Aceleradores do Conhecimento”, com Gino Tarentim. “Eu acredito que a educação é a chave para uma vida mais digna e um mundo melhor”, disse Gino ao abrir sua palestra. Ele destacou o quanto a inovação se tornou algo contínuo atualmente e frisou a importância da conexão entre inovar e mudar.

À tarde, aconteceram os workshops e mesas redondas. No palco principal, Igor Paim, Gildário Lima e Deglaucy Teixeira debateram sobre “Pensamento Computacional”, contando com mediação de Douglas Menezes. Ao lado, o tema “Ensinar e Aprender na era Digital: Novos Contextos” foi mediado por Herbert Lima, com os debatedores Alanna Carvalho e Denys Sales.

Em paralelo, ocorreram os workshops, repletos de interatividade. Música, movimento, expressão corporal e muita descontração foram o foco de Marcos Teodorico para tratar o tema “Ludicidades e Brincadeiras”. Já Rose Militão se valeu da sensibilidade, com abordagens que destacaram por exemplo como “reconhecer as emoções dos outros”, no workshop “Habilidades Socioemocionais”. Já Paulo Victor Loureiro explorou os recursos tecnológicos para falar sobre “Educação no Metaverso da Acessibilidade”, mostrando a variedade de opções disponíveis para trabalhar com o público com diferentes tipos de deficiência.

Na palestra magna de encerramento, Denilson Shikako abordou o poder da criatividade, com sua fala sobre “Fator UAU – Criatividade e Inovação em Sala de Aula”. O proprietário da empresa Fábrica de Criatividade, provocou o público com o questionamento: “O que seu cérebro pode fazer com a criatividade para melhorar a educação?”, numa fala permeada por exemplos do quanto ela pode agregar valor a tudo que se faz.

Para encerrar o III CESS, o Diretor Regional do Sesc CE, Henrique Javi, subiu ao palco e promoveu um momento especial de reconhecimento a todos os envolvidos no evento. Ele iniciou agradecendo aos congressistas, destacando o quanto o trabalho deles “deixa um legado para as gerações futuras”. Em seguida, agradeceu nominalmente a cada um dos setores que participaram da organização do projeto.

A alegria dos intervalos
Nesta sexta, o som da DJ Alda Porã garantiu a leveza dos intervalos, pela manhã e no almoço, no espaço de convivência do evento. Já o educador físico do Sesc Fortaleza, Miro Almeida, puxou uma grande quadrilha improvisada durante o seu Miro Show na tarde desta sexta. E, para encerrar as atrações culturais do III CESS, Yane Caracas e banda mantiveram a animação no fim do dia.

Sobre o CESS
O Congresso de Educação Sesc Senac é um evento anual, promovido pelo Sistema Fecomércio Ceará, voltado para a formação docentes de seus educadores, que atuam nas escolas do Sesc e nas unidades de educação profissional do Senac no Ceará.

Voltar