Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Taxa de inadimplência apresenta redução
Taxa de inadimplência apresenta redução
Por index
17 de janeiro de 2022

De acordo com a pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada no bimestre novembro/dezembro de 2021, 76,6% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice de endividamento veio +3,5 pontos percentuais acima do verificado no bimestre anterior, encerrado em outubro, e acima do verificado no mesmo período do ano passado (65,2%). O estudo é realizado pela Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).

A pesquisa revela que a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso caiu -0,2 pontos percentuais, passando de 27,8% dos consumidores no bimestre setembro/outubro, para 27,6% neste período. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (31,7%), os consumidores do estrato com idade entre 25 e 34 anos (30,1%) e da classe com renda familiar mensal abaixo de cinco salários mínimos (29,3)

O tempo médio de atraso é de 68 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro – a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 55,6% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 35,7%, seguido da contestação da dívida (7,5%).

Voltar