Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Aniversários de Museus Orgânicos celebram a cultura no Cariri
Aniversários de Museus Orgânicos celebram a cultura no Cariri
Por ascomsesc
21 de setembro de 2023

Com o intuito de sempre valorizar o trabalho cultural desenvolvido há décadas por ada mestre na região do Cariri, a unidade Sesc Crato realizou em agosto celebrações dos aniversários de inauguração dos Museus Orgânicos Casa do Mestre Nena, em Juazeiro do Norte; Casa Mestra Dinha, em Nova Olinda; Casa Irmãos Aniceto, no Crato, e Casa Corrinha Mão na Massa, em Missão Velha.

Com um projeto concebido para preservar a rica memória do povo cearense, os Museus Orgânicos conquistaram, recentemente, o certificado de Ponto de Memória. A certificação foi concedida por meio da portaria nº 579, emitida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, no último dia 29 de julho. Essa medida representa um importante reconhecimento da relevância histórica, cultural e social desses espaços, além de assegurar a proteção e promoção contínuas dos Museus Orgânicos para as atuais e futuras gerações.

Pontos de Memória. Museus Orgânicos ganham certificado do Ministério da Cultura
Os Museus Orgânicos, um projeto que nasceu da necessidade de fortalecer a memória do povo cearense, agora são certificados como Ponto de Memória, de acordo com portaria nº 579, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, publicada no dia 29 de julho. A medida, além de reconhecer a relevância histórica, cultural e social desses espaços, também garante a proteção e promoção dos Museus Orgânicos para as gerações presentes e futuras.

De acordo com o Ibram, o certificado comprova que os Museus Orgânicos desenvolvem “programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira”.

Museus Orgânicos
Os museus orgânicos são casas, oficinas e espaços dos mestres da cultura popular. Nessas moradas, encontram-se objetos pessoais, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que marca o dia a dia e consolida as manifestações tradicionais. O projeto ressignifica o território, transformando em lugares de memória afetiva com possibilidade de visitação e movimento do turismo local.

O projeto nasceu com o amadurecimento da parceira com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços. Para que se tornem Museus Orgânicos, os projetos passam por pesquisas e estudos consistentes a respeito de cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade.

Voltar