Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Bibliotecas do Senac Centro e Quixadá têm espaços revitalizados
Por ascomsesc
15 de março de 2023

As bibliotecas do Senac nas unidades Centro e Quixadá tiveram suas instalações revitalizadas para atender ao público interno e externo, num ambiente inclusivo, com recursos tecnológicos e que promovem ainda a socialização. Fechadas desde setembro de 2022 para reformas, elas voltaram a oferecer os serviços de consulta ao acervo, empréstimo de livros, acesso à internet e visitas guiadas por meio de atendimento presencial, em espaços totalmente ampliados.

Os ambientes possuem computadores com acesso à internet, para facilitar e estimular pesquisas, possibilitando consultas às bases de dados nacionais e internacionais. Os interessados também encontram um espaço propício para o desenvolvimento de trabalhos, com mesas projetadas para estudos individuais e salas de estudo em grupo.

A biblioteca do Senac Centro abriga agora o primeiro espaço acessível para uso dos equipamentos de acessibilidade e tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, equipado com scanner leitor de mesa, linha Braille (hardware que permite à pessoa cega ler e escrever textos em Braille no computador, celular ou tablet); impressora Braille; software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, impressora que transforma imagens impressas ou desenhadas com caneta preta à base de carbono em relevos, e um dispositivo de visão artificial que permitem que pessoas com deficiência visual compreendam textos e identifiquem objetos através de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver.

Responsável pela coordenação das bibliotecas do Senac Ceará, Katiúscia Dias destaca a importância de receber esses equipamentos “Estamos capacitando toda a equipe para atender aos usuários. Para além de toda a infraestrutura e serviços que já oferecíamos ao nosso público, o grande diferencial da nossa biblioteca hoje é a disponibilidade desses recursos para promover a equiparação de oportunidades de acesso ao conhecimento e à informação, para todo e qualquer usuário, de modo a torná-la um ambiente cada vez mais acessível”.

As Bibliotecas Senac possuem um acervo especializado com mais de 53 mil exemplares em diversas áreas do conhecimento, como Gastronomia, Comércio, Hotelaria, Turismo, Gestão e Negócios, Comunicação, Design, Meio Ambiente, Moda, Tecnologia da Informação, entre outras. Além do acervo físico, alunos, colaboradores e docentes possuem acesso exclusivo e ilimitado à Biblioteca Digital Senac, uma plataforma com mais de 1.600 títulos da Editora Senac que pode ser acessada em qualquer lugar e a qualquer hora.