Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Colaboradores recebem capacitações em diversidade e inclusão
Por ascomsesc
22 de maio de 2023

Em abril, o Programa Diversidade e Inclusão realizou diferentes ações de capacitação de colaboradores. A primeira delas, realizada nos dias 13 e 14, reuniu gestores do Senac e do Sesc para debater sobre “Gestão da liderança: Um ‘olhar’ sobre diversidade e inclusão na empresa”, no Senac Aldeota. O encontrou contou com os facilitadores Marcus Kerekes, diretor de Operações e sócio fundador da Diversitera, empresa de experiência em Diversidade & Inclusão (D&I); e Ana Hining, head de Projetos e Treinamentos de D&I na mesma instituição.

Na abertura do evento, o diretor de Educação Profissional do Senac Ceará, Gustavo Guimarães, explicou que a escolha pelo tema abordado e pelos palestrantes faz parte da busca por uma maior sinergia entre as diversas áreas de atuação do Sistema, algo como “deixar de trabalhar junto para trabalhar integrado”, se valendo justamente dessa proposta de inclusão. “Somos todos diversos, e ser diverso talvez seja um grande valor para as organizações hoje. A ideia é fazer com que cada vez mais a gente tenha uma visão ampliada do valor da diversidade”, destacou.

Durante o enceramento, o superintendente do Sistema Fecomércio, Henrique Javi, ressaltou a busca constante da organização para se atualizar em uma sociedade que não aceita mais conviver com o preconceito. “É muito bom ter essa identidade, essa condição que é sua, muito própria, que, de repente, faz toda uma diferença. Essa peculiaridade é uma contribuição que cada um de nós dá diante dessa diversidade toda em que a gente vive”, apontou.

Já no dia 27, uma palestra deu início à 1ª etapa do projeto Libras no Atendimento ao Público, que visa proporcionar à equipe de docentes e intérpretes do Sesc e do Senac novos conhecimentos no campo da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em evento híbrido, realizado no Auditório do Senac Centro e retransmitindo para todas as unidades Sesc e Senac, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Ronice Quadros levou alguns conceitos e atualizou os ouvintes acerca das novidades referentes ao assunto.

No dia 28, Ronice Quadros ministrou uma masterclass para a equipe de docentes e intérpretes, profissionais que atuam diretamente com a língua voltada para surdos, uma proposta que tem como objetivo possibilitar a aquisição de novos saberes aos contemplados. Novas etapas do projeto seguirão sendo realizadas em diferentes cidades do Estado, especialmente para colaboradores do Sesc e do Senac que trabalham com atendimento ao público.