Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Dia da Mulher tem programações especiais no Sistema Fecomércio
Por ascomsesc
17 de abril de 2023

Ações próprias, parcerias e homenagens marcaram o Dia Internacional da Mulher no Sistema Fecomércio Ceará, celebrado oficialmente no 8 de março. A Federação teve uma representante entre as homenageadas em sessão solene na Câmara, a Chefe de Gabinete Claudia Brilhante. Sesc e Senac participaram de programação do Governo do Estado; além do Sesc ter promovido ações próprias gratuitas ao longo do mês. Uma websérie documental, produzida pela Diretoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, foi ao ar com um capitulo por semana. E as colaboradoras ganharam ações especiais.

No próprio dia 8, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene em alusão à data, agraciando 32 mulheres, entre elas a Chefe de Gabinete do Sistema Fecomércio, Claudia Brilhante, que recebeu a indicação da vereadora Estrela Barros (Rede). A solenidade aconteceu no plenário Fausto Arruda e foi copresidida pelas oito vereadoras que estão no exercício do mandato. “As mulheres vêm ao longo dos anos lutando para conquistar espaços que antes nos eram negados. Mas estamos mostrando que temos competência suficiente para garantir esses lugares. Por isso, essa homenagem me deixa muito feliz, pois é um reconhecimento da minha trajetória”, destacou Claudia.

Além disso, o Sistema Fecomércio compôs uma programação especial no 8 de março, elaborada em parceria com o Governo do Estado, através das Casas da Mulher Brasileira e da Mulher Cearense. As atividades do Sesc e do Senac ocorreram em Fortaleza, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte, com apresentações artísticas e serviços gratuitos para a comunidade.

Algumas agendas foram realizadas ao longo do mês. Foi o caso da programação temática do Sesc CE, que aconteceu tanto nas unidades quanto em espaços públicos de Fortaleza, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato e Quixadá, com exposições, shows, performances poéticas, ações educativas, de lazer, palestras e apresentações artísticas por todo o mês, de forma gratuita. Uma delas foi a Exposição O Sagrado Feminino, que permaneceu no Sesc Centro de 11 de março a 14 de abril. Nela, várias artistas mulheres do País compuseram a exposição com 39 obras.

Entre as ações digitais, o Sistema Fecomércio lançou uma websérie temática. Com o mote #PresençasQueFazemDiferença, a iniciativa foi dedicada a ressaltar a importância da atuação das mulheres nos diversos eixos de trabalho ligados à organização. Ao longo do mês, semanalmente – nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube) da Fecomércio, do Sesc e do Senac – estrearam vídeos em formato de série documental. São depoimentos reais de mulheres cujas presenças fazem a diferença na vida das outras pessoas e dentro do Sistema Fecomércio, coletados junto a colaboradoras, integrantes de sindicatos ligados ao Sistema, usuárias e beneficiadas pelos serviços oferecidos.

Confira os episódios da websérie Presenças que fazem diferença:
1º capítulo. Participantes: Chefe de Gabinete do Sistema, Cláudia Brilhante; diretora Regional do Senac, Débora Sombra, e diretora de Programação Social do Sesc, Sabrina Veras
2º capítulo. Participantes: Gerente do Sesc Fortaleza, Ana Carmélia, e a usuária Maria Iraci Silva Pinto
3º capítulo. Participantes: Supervisora pedagógica do segmento da Beleza, Arte e Moda do Senac, Patrícia Pires; professora e coordenadora da Pós-Graduação do curso de Marketing Digital do Senac, Larissa Torres; e a nail designer Gislaine Kenia Sousa
4º capítulo. Participantes: Tesoureira da Fecomércio, Anelita Coelho Soares, e a presidente do Sindieventos Ceará, Stella Pavan

Foi realizado ainda o tradicional encontro Mulher de Fibra, uma iniciativa do Sesc Ceará que homenageia mulheres em reconhecimento ao trabalho de liderança desenvolvido junto à sociedade, com exemplos de boa vontade e superação, especialmente em ações de caráter social. Três cidades do interior cearense receberam a iniciativa: Crato (29/03), Iguatu e Juazeiro do Norte (31/03). Uma campanha interna também foi realizada nas unidades do Sesc e do Senac, com homenagem às mulheres, ações de comunicação e prestações de serviços do Sesc e do Senac para as colaboradoras.