Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Encontro Sesc Povos do Mar reúne mais de 200 comunidades tradicionais cearenses
Encontro Sesc Povos do Mar reúne mais de 200 comunidades tradicionais cearenses
Por ascomsesc
13 de julho de 2023

O 13º Encontro Sesc Povos do Mar aconteceu de 18 a 22 de junho, reunindo mais de 200 comunidades tradicionais de 25 municípios cearenses. O Povos do Mar promove uma grande troca de vivências, práticas, sabores e saberes das comunidades tradicionais do litoral cearense. O projeto valoriza ainda as rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras. O evento é gratuito e aberto ao público.

O início do evento, no dia 18/06, foi marcado pelo Aquavelas, a maior exposição de arte flutuante do mundo, com 55 velas pintadas por 16 artistas plásticos, que ocorreu na enseada do Mucuripe. À noite, no Sesc Iparana Hotel Ecológico, o show de Geraldo Azevedo, reuniu milhares de pessoas.

O Sesc proporcionou uma experiência única ao levar para o Aquavelas, pela primeira vez, quatro excursões de diferentes cidades do Estado – Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte – para participarem do Aquavelas e do Encontro Sesc Povos do Mar. Esses grupos foram trazidos por meio de uma iniciativa do Turismo Social do Sesc, parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da entidade. A maioria dos 160 turistas vivenciou uma nova experiência, visitando Fortaleza e o mar pela primeira vez em suas vidas.

Os cinco dias de programação dividiram-se nos eixos: Sabores, Saberes e Saúde, que ensina a culinária tradicional e a medicina popular; Feito à Mão, dedicado ao artesanato; Meio Ambiente e Sustentabilidade, com experiências de preservação ambiental nos mangues e praias; Cantos, Danças e Brincadeiras, que mostram os folguedos; e Dragões do Mar, que homenageia os conhecimentos e habilidades dos mestres jangadeiros por meio de práticas de lazer.

A cultura alimentar também fez parte do 13º Encontro Sesc Povos do Mar. Do Senac, o evento proporcionou a programação do DiCumê: Socialização de Práticas Alimentares, por meio de palestras e oficinas gratuitas. Além da Gastronomia, o Senac também somou ao Encontro uma Mostra de Vestimentas Tradicionais, realizada a partir do trabalho produzido por artesãs que participam do evento.

Dentro do conjunto de atividade do DiCumê, o Povos do Mar realizou, em parceria com o Senac, a 2ª edição do Caminhos da Mesa com a chef Van Régia, que desenvolveu com os Mestres das cozinhas tradicionais do Ceará participantes do Encontro, reflexões sobre Cultura Alimentar e dialogou sobre aproveitamento integral dos alimentos, a partir de experiências sensoriais dos sabores, cores e aromas cearenses. A programação do Senac incluiu ao todo 69 oficinas de práticas alimentares.

A Mostra de Vestimentas Tradicionais, que marcou o encerramento do evento, exibiu os trabalhos de rendeiras e artesãs, com participação dos grupos de tradição no desfile.

Voltar