Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Fecomércio debate criação de conselhos empresariais
Por Denise Ferreira
13 de julho de 2022

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará em exercício, Cid Alves, recebeu Geldo Machado, presidente do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil dos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte (Sinfac), no dia 23 de junho. Geldo destacou os serviços prestados pelo sistema e propôs trabalho conjunto no sentido de criar o Conselho Empresarial de Serviços Financeiros.

Na mesma data, a empresária Aletéia Lopes também se reuniu com Cid trazendo a demanda para criação de um Conselho Empresarial com foco no empreendedorismo feminino. A ideia é que se multipliquem debates sobre a inserção das mulheres no mundo dos negócios no Ceará, facilitando, por exemplo, obtenção de linhas de crédito, além de capacitações profissionais e ambiente de inovação.

“A Fecomércio é uma instituição extremamente conceituada. Fazer parte dessa instituição é uma grande oportunidade de ter um espaço com apoio e infraestrutura para desenvolver bons projetos de fomento do empreendedorismo feminino, contribuir para a geração de emprego e renda”, disse Aletéia.

“Passado o período de pandemia, a Fecomércio, com seus Conselhos Empresariais, está retomando os trabalhos. Estamos voltando com naturalidade e normalidade em prol do desenvolvimento da categoria do comércio do estado do Ceará”, explica Cid Alves.

Câmaras Setoriais ou Conselhos Empresariais são formados por empresas de mesmo segmento e de interesse setorial, deliberando assuntos importantes para a categoria. Os Conselhos Empresariais se reúnem nas dependências da Fecomércio, utilizando estrutura, corpo jurídico, entre outros benefícios ligados a Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Atualmente, existem quatro Conselhos Empresariais em atividades: Turismo e Hospitalidade; Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento; Políticas Públicas e Tributação e o Conselho Empresarial de Alimentos.