Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Fecomércio e Corecon divulgam novo índice de expectativa dos economistas
Fecomércio e Corecon divulgam novo índice de expectativa dos economistas
Por index
5 de novembro de 2021

De acordo com a 45ª pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), referente aos meses de setembro e outubro, os economistas avaliaram com otimismo cinco das nove variáveis analisadas. O levantamento, feito pela Fecomércio e Conselho Regional de Economia (Corecon), analisou: cenário internacional, evolução do PIB, oferta de crédito, nível de emprego e taxa de câmbio.

 

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral.

 

A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período setembro-outubro as expectativas de 103 especialistas em economia. A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

 

Confira pontos da pesquisa

Cenário internacional: 169,7 pontos

Evolução do PIB: 167,7 pontos

Oferta de crédito: 126,4 pontos

Nível de emprego:126,0 pontos

Taxa de câmbio: 106,3 pontos

Voltar