Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Fecomércio instala Câmara para debater energias renováveis e não renováveis
Por ascomsesc
21 de setembro de 2023

Articular ações e apoiar o setor da geração, distribuição e comercialização das Energias no Estado, esse é o objetivo da Câmara das Energias do Ceará, instalada no dia 16/08. Ela faz parte da CACE, Câmaras dos Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará, com o intuito de conectar o setor privado, público e acadêmico em torno dos temas relevantes das energias renováveis e não renováveis, incluindo pesquisa e inovação.

Segundo o presidente da CACE e diretor da Fecomércio, Éverton Fernandes, o tema da nova câmara é de interesse dos setores de comércio e serviço como um todo e aborda pautas de alta relevância, como energias renováveis, alternativas energéticas, regulamentação, política de preços, dentre outros. “O sucesso de uma câmara depende de quem a compõe, e a Câmara das Energias tem uma série de assuntos que merecem ser pautados e debatidos, portanto, sejam bem-vindos”, pontuou.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando, destacou que a Câmara das Energias terá um papel estratégico por tratar de um tema que perpassa todos os três setores da economia. “Nosso intuito, enquanto Federação do Comércio, é fortalecer a discussão em torno desse tema que interessa a toda cadeia produtiva. Estamos de braços abertos para o debate”, disse.

O presidente da Câmara das Energias, Antônio José Costa explicou o objetivo da Câmara e destacou quais assuntos deverão ser debatidos por ela, como: regulamentação do setor, por meio da ANEEL; mercado livre de energia; geração distribuída; gás natural, predial, comercial e veicular; a usina biodiesel de Quixadá; alternativas energéticas: biomassa, solar, eólicas, outras; e o potencial energético do caju.

Durante a reunião foi sugerida a criação de um projeto destacando o potencial da energia oriunda do caju, além da possível criação de um curso profissionalizante em energias renováveis.

Também participaram os diretores da Câmara das Energia Vicente Ferreira, presidente do Sindipostos Ceará, e Roberto Campos; representantes da Enel; representantes da Vibra Energia; o diretor da Atrios Brasil Comex, Aderaldo Gentil; a diretora do All About Energy, Meiry Benevides e o presidente Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Fampec), Edivaldo Nunes.