Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
I Jogos Paradesportivos reforçam o papel inclusivo do Sesc Ceará
I Jogos Paradesportivos reforçam o papel inclusivo do Sesc Ceará
Por ascomsesc
18 de outubro de 2023

Ver além da deficiência, enxergar o exemplo e a vontade dessas pessoas em fazer a diferença”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, na abertura do I Jogos Paradesportivos Sesc Ceará, que aconteceu no dia 14/09, no Sesc Fortaleza. O evento, realizado em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul), seguiu até o dia 21/09, com mais de mil inscritos em 20 modalidades, entre competição e vivências.

Luiz Gastão reforçou a importância da iniciativa na perspectiva de promover a igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência por meio do esporte, além de dar visibilidade às 20 modalidades esportivas que farão parte do evento. “Esporte é um momento de lazer, mas também de superação”, pontuou.

Felipe Catunda, presidente da Adesul, agradeceu a parceria com o Sesc, que, através desse evento, reafirma a necessidade de cada vez mais ter um olhar inclusivo, permitindo novas possibilidades para as pessoas com deficiência. “Por meio de projetos como esse, vamos plantando a semente da inclusão”, defendeu.
Logo após a solenidade de abertura foi realizado o primeiro jogo, Handebol em cadeira de rodas. Os demais jogos aconteceram no Sesc Fortaleza, Sesc Caucaia, Unifor, Beira-Mar e no Centro de Formação Olímpica (CFO). Dentre as modalidades, basquete em cadeira de rodas, goalball, esgrima paralímpico, xadrez adaptado, paranatação, paracanoagem, dentre outros.

Formatos
Foram dois tipos de formatos nos Jogos Paradesportivos Sesc: competição e vivência. As competições aconteceram de acordo com as regras de cada modalidade. Nesse formato, receberam medalhas os três primeiros colocados das modalidades coletivas e individuais. Também houve entrega de troféus para o campeão e vice-campeão das modalidades coletivas.

Já nos jogos de vivências os participantes puderam ser com deficiência e sem deficiência na mesma modalidade. Nesse caso, as modalidades disponíveis foram esgrima em cadeira de rodas, remo, judô e halterofilismo, onde os participantes vivenciaram de maneira recreativa, conhecendo vários aspectos dessas práticas. Neste formato, todos os participantes receberam medalhas.

 

Voltar