Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Mais de 44 mil pessoas debatem promoção da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade
Mais de 44 mil pessoas debatem promoção da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade
Por ascomsesc
13 de julho de 2023

O III Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade concluiu mais uma etapa para a conquista da promoção da Chapada na lista da Unesco como patrimônio da humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Reunindo representantes do Ceará, Pernambuco e Piauí, o evento, realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará em parceria com a Fundação Casa Grande, discutiu os desafios e oportunidades relacionados à preservação e gestão sustentável da Chapada do Araripe.

Realizado na Fundação Casa grande, em Nova Olinda, de 8 a 10 de junho, o evento reuniu 44.235 participantes de forma presencial e virtual de 27 Estados brasileiros e de 15 países, dentre especialistas, pesquisadores, gestores públicos, lideranças políticas, universidades, acadêmicos e entusiastas nacionais e internacionais em prol desse objetivo. Objetivo do encontro foi a consolidação das informações e planejamento do percurso a ser percorrido para o processo de elaboração da candidatura da Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade: avaliação, ajustes e proposições da preparação do bem definido ao reconhecimento como patrimônio mundial, avançando no processo da candidatura.

Fechando o ciclo de três dias de Seminário, no sábado, 10/06, foi elaborada a Carta da Chapada Cultural do Araripe que vai compor o processo de elaboração da candidatura. A Carta contém compromissos e etapas para inclusão na Lista Indicativa Brasileira. Na ocasião, foi realizado um ato para a formalização do início do processo de elaboração da candidatura e instituição do grupo de trabalho e técnico pelo presidente do Iphan. Sabrina Veras, diretora de Programação Social do Sesc falou da importância do Seminário e agradeceu a presença de todos que participaram. “Vamos juntos consolidando cada vez mais essa iniciativa. O evento foi uma expansão e consolidação das parcerias”, pontuou.

A secretária de Cultura do Governo do Estado do Ceará, Luísa Cela, afirmou que o Governo do Estado apoia essa campanha e está disponível para dialogar. “Nós estamos completamente envolvidos e articulados nesse objetivo”, reafirmou. Os representantes de Pernambuco, Leonardo Salazar, secretário executivo de Cultura do Estado e do Piauí, Viriato Campelo, vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também reafirmaram o compromisso dos seus estados na busca dessa chancela. O presidente do Iphan, Leandro Grass, falou da experiência de vivência durante o seminário. Destacou a riqueza cultural e apropriação da Chapada pela comunidade, além do seu protagonismo. “Tudo o que está acontecendo é a pavimentação do futuro. Viva a Chapada”, finalizou.

Voltar