Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Parceria levará formação profissional técnica a áreas emergentes no Ceará
Parceria levará formação profissional técnica a áreas emergentes no Ceará
Por ascomsesc
17 de agosto de 2023

O Sistema Fecomércio Ceará vai firmar com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) um termo de cooperação interinstitucional voltado ao ensino profissional, pesquisa e extensão nos níveis de formação técnica de nível médio e tecnológico em todo o Estado. No dia 20/07, foi realizada a primeira reunião entre o superintendente do Sistema Fecomércio e diretor Regional do Sesc, Henrique Javi; a diretora Regional do Senac, Débora Sombra; o diretor-presidente do Centec, Acrísio de Sena; e o assessor de planejamento do Centec, Jeronimo Lima, para debater a parceria.

Segundo Henrique Javi, essa união terá alguns pontos de destaque, como a possibilidade de formação profissional técnica em áreas emergentes no Estado, dentre elas, a de energia renovável, além da aplicação dos estudos em Arranjos Produtivos Locais (APLs) mapeados em todo o Ceará, fortalecendo, assim, as economias regionais, principalmente nas áreas de comércio e serviço.

“A grande relevância dessa parceria é a possibilidade de ampliação da capilarização das ações dessas duas instituições renomadas na formação profissional no Ceará, além de utilizar estudos importantes voltados aos Arranjos Produtivos Locais para fortalecer justamente as economias regionais naquilo que elas já têm de potências alocadas em cada região”, pontuou.

Débora Sombra explica que a ideia é formar um grupo de trabalho para mapear o Estado, detectando as necessidades e potencialidades de cada região, para então investir em formação profissional técnica, pesquisa e extensão, unindo as forças do Sistema Fecomércio e Centec, o que garantirá uma maior abrangência e efetividade dessas ações.

“Dessa forma vamos reforçar as iniciativas já realizadas pelo Sistema Fecomércio e o Centec, complementando nossas iniciativas e as implantando de maneira eficaz no Estado. Será um trabalho conjunto que garantirá mais oportunidade para as pessoas, como também, para a economia das regiões cearenses”, pontua.

Voltar