Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Programa do Sistema Fecomércio beneficia agricultura familiar cearense
Por ascomsesc
13 de julho de 2023

Em junho, o Sistema Fecomércio Ceará lançou o Programa de Compra Direta de gêneros alimentícios de produtores familiares, que atuam na agricultura, pecuária, piscicultura e carcinicultura, para atender às demandas das unidades do Sesc e do Senac em todo o Estado. Mais de R$ 26 milhões serão destinados às compras, apenas no primeiro ano do programa, contemplando 13 cooperativas credenciadas que representam mais de 150 produtores.

O evento de lançamento aconteceu no dia 23 de junho, na sede da Federação e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão; do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz; do diretor-superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Odilon Aguiar; dos vereadores de Fortaleza Eudes Bringel e Estrela Barros; do superintendente do Sistema Fecomércio, Henrique Javi; da diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra; membros dos conselheiros do Sesc, do Senac e da Diretoria Fecomércio, além de agricultores e líderes de cooperativas.

Os produtores – que são das mais diversas regiões do Ceará, incluindo Cariri, Sertão Central, Litoral Oeste/Vale do Curu e Serra da Ibiapaba – estão organizados por meio de cooperativas. Os insumos fornecidos por meio desse programa vão atender ao Hotel Sesc Iparana, restaurantes e clubes recreativos do Sesc, além dos cursos de gastronomia e as empresas-escolas do Senac, como o restaurante Mayú e o Café Senac. Também está previsto o suprimento de gêneros alimentícios para executar oficinas e práticas alimentares a serem realizados nos projetos Povos do Mar, Herança Nativa e Mostras de Cultura, além da criação de menu para eventos institucionais. Vale destacar o atendimento das escolas Educar Sesc, bem como as unidades Sesc Ler, visando o preparo da merenda escolar.

A agricultora familiar Antônia Alves, conhecida como dona Dita, disse que a luta para aumentar a comercialização dos produtos da agricultura familiar vem desde a origem das cooperativas. “O Sistema Fecomércio está abrindo uma nova porta para alavancar a agricultura familiar e estimular o aumento na produção. Essa parceria também vai estimular que os produtores se organizem ainda mais, por meio das cooperativas”, afirmou. Hoje ela é apicultora e planta frutas como laranja, limão, goiaba e manga, que vende na Bodega das Mulheres, às segundas e quartas-feiras, em Parambu.

“Hoje, o produtor familiar não tem garantia de preço e, por isso, acaba nas mãos de atravessadores. Com as flutuações do mercado e baixa dos preços, muitas vezes é mais vantajoso passar o trator por cima da plantação, porque sai mais caro colher do que vender. Isso faz com que a atividade seja de alto risco, principalmente para pequenos e médios produtores da agricultura familiar. Esse programa é para transmitir essa segurança e apoiar a produção”, contextualizou Luiz Gastão.

De acordo Gastão, o Programa de Compra Direta do Sistema Fecomércio surge para resolver esse problema. Com o edital, ele pode prever as suas vendas, planejar sua produção de acordo com preço orçado e garantido. “Esse é o modelo que está sendo iniciado pelo Sistema Fecomércio no Ceará, que tende a crescer e se tornar um programa nacional, criando uma base de sustentabilidade para agricultura familiar e solidária”, concluiu.

Odilon Aguiar, superintendente do Ministério da Agricultura no Ceará, reforçou que “essa iniciativa representa um passo significativo em direção a um modelo econômico equitativo e ambientalmente adequado. Juntos, podemos construir um futuro próspero para os agricultores familiares cearenses e para o meio ambiente”.

Já Moisés Braz, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, declarou: “O Sistema SDA e o governo estadual celebram com otimismo mais uma parceria em prol dos agricultores e agricultoras cearenses. A decisão do Sistema Fecomércio de adquirir gêneros da agricultura familiar é mais um importante reconhecimento de que a nossa produção é saudável, sustentável e socialmente comprometida com o desenvolvimento local de comunidades e famílias rurais. Para a SDA, é motivo de orgulho poder executar políticas públicas, muitas delas em parceria com as organizações da sociedade civil, na perspectiva de que nossos empreendimentos possam produzir mais e melhor tendo garantia de preço justo, fortalecendo assim as cadeias produtivas e gerando valor para a sociedade. Parabéns à Fecomércio e à Agricultura Familiar do Ceará”.

De acordo com o Guia de Aquisições Sustentáveis da CNC/ Sesc/ Senac, o fomento da adoção de critérios mais sustentáveis contribui para um modelo de crescimento econômico continuado, em prol da conservação do planeta, se mostrando socialmente justa e ambientalmente adequada. Nesse sentido, foi lançado edital de chamamento público para credenciamento das cooperativas aptas a atenderem as demandas do Sesc e do Senac em dezembro de 2022. A homologação das cooperativas credenciadas aconteceu em junho de 2023.

Assista no Instagram clicando aqui