Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Representantes do Ceará participam de simulado regional das Competições Senac
Representantes do Ceará participam de simulado regional das Competições Senac
Por ascomsesc
18 de outubro de 2023

As quatro representantes cearenses das Competições Senac de Educação Profissional (CSEP) tiveram oportunidade de aprimorar competências e habilidades durante simulado realizado na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, em Fortaleza. Victória Régia Domingos de Freitas, Carine de Sousa Ferreira, Gabriela Barreto e Larissa Rafaella Luna Sales vão disputar a medalha nas ocupações Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel, Cozinha e Cabeleireiro. As provas de abrangência nacional acontecem no Espírito Santo, de 22 a 28/10.

O simulado, que aconteceu de 18 a 21/09, seguiu as mesmas regras da etapa final. Para a treinadora da ocupação Estética e Bem-Estar, Sara Aguiar, Victória foi muito bem, “mas essa experiência vem agregar, pois ao sair do ambiente de treino, percebemos a necessidade de alguns ajustes e melhorias”. O primeiro dia foi de ambientação, mas de 19 a 21, a competidora realizou duas provas a cada dia, contemplando os seis módulos previstos nas Competições.

Carine de Sousa Ferreira, que disputa na ocupação de Recepção de Hotel e está sendo treinada pela instrutora Letícia Othero, também foi avaliada em seis módulos, realizando diversas atividades a cada dia, incluindo elaboração de propostas de hospedagem e de eventos, confirmação de reserva e emissão de bilhetes. Nas provas com participação de atores, são simuladas atendimento no balcão, inclusive em inglês.

Na ocupação Cozinha, Gabriela Barreto enfrentou no último dia de simulado, pela manhã, uma prova que analisa habilidade versus tempo. “De mais de 60 técnicas de Gastronomia, duas serão sorteadas dois dias antes da etapa final e cobradas nessa prova”, explica o seu treinador, Matheus Vieira. Mesmo com o laboratório pedagógico movimentado por alunos e instrutores que acompanham o simulado, a concentração da competidora é total.

Larissa Luna veio do Crato para o simulado. “Terminei a prova e já estou pensando em como posso melhorar”, disse a competidora da ocupação Cabeleireiro. Ela conta que começou essa jornada no curso de assistente de cabeleireiro. “Já tinha interesse nessa ocupação, mas aprendi tudo no Senac com a Bruna (Santos)”, se referindo a sua treinadora. “Na etapa final, só espero realizar com excelência tudo o que aprendi nesse último ano, durante o meu treinamento”, destaca Larissa.

“Hoje eu tenho certeza de que dei o meu melhor, mas sigo aprendendo e amanhã vou ser melhor que hoje”, garante Victória após o simulado, satisfeita com seu desempenho e ciente de que sempre é possível aprimorar, se houver determinação e propósito.

Para Raquel Cajé, coordenadora regional das CSEP, “foram momentos de entrosamento de toda a equipe e muita emoção”. Após o simulado, os treinamentos seguem seis dias por semana, sendo que antes da etapa final, as quatro competidoras e seus avaliadores irão para o Sesc Iparana Hotel Ecológico para atividades mais lúdicas, sob a orientação do psicólogo do esporte.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional
Lançadas em 2016, são uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, em que os alunos selecionados vão simular situações reais de trabalho e exigir um desempenho de excelência em sete ocupações: Florista, Cozinha, Estética e Bem-estar, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante, Cuidados de Saúde e Apoio Social.

As Competições Senac de Educação Profissional são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. As provas são realizadas em ambientes preparados para simular condições reais do dia a dia de cada ocupação. Os participantes são desafiados a resolver situações de trabalho específicas de suas áreas de atuação, estimulando visão ampla dos processos e comprometimento com a qualidade. Além disso, as competições identificam talentos aptos a participar do processo de preparação de representantes do Brasil na próxima WorldSkills, a mais importante competição internacional de educação profissional.

Para a Instituição, o evento garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais. Também favorece o aprimoramento do Modelo Pedagógico Senac, permitindo a disseminação e incorporação de novas técnicas por parte de docentes e equalizando os processos educacionais de todos os Departamentos Regionais com relação ao desenvolvimento e à avaliação por competências.

Voltar