Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Rumo à instalação da Câmara Brasil-Cabo Verde e Países Africanos
Por ascomsesc
19 de setembro de 2022

A Fecomércio firmou, em agosto, uma parceria inédita com países africanos, marcando um primeiro passo para a instalação da Câmara do Comércio Brasil Cabo Verde no Ceará. O assunto foi tratado em reunião, realizada no Laboratório Google for Education do Senac Reference, no dia 18 de agosto, com participação dos embaixadores das repúblicas de Cabo Verde e Moçambique. Na ocasião, foram apresentados os potenciais econômicos do Estado e suas relações com os mercados das nações africanas, com destaque para o agronegócio. A iniciativa de reunir o corpo diplomático com importantes players do varejo, logística, Embrapa e Governo do Estado foi do presidente em exercício do Sistema Fecomércio, Cid Alves, representado no evento pelo diretor e 1° secretário da Federação, Everton Fernandes. Após as tratativas comerciais, um almoço foi oferecido aos convidados no Restaurante Mayú.

“É de fundamental importância que a Federação seja esse agente que conecta o comércio do Ceará com países parceiros, numa Câmara de Comércio Exterior com Cabo Verde, Moçambique e outras nações que vão entrar nesta parceria buscando fomentar ainda mais o comércio. É através deste intercâmbio que estreitamos também a amizade entre os povos”, explicou Everton. Ele complementou: “O varejo cearense se beneficia quando começa a comprar mais barato, sem intermediações, das nações que fornecem os produtos e também através de suas vendas para estes mesmos países, como em uma via de mão dupla, numa relação ganha-ganha. A ideia é que este intercâmbio comercial possa ajudar no desenvolvimento desses mercados”.

A primeira câmara de comércio exterior sediada na Fecomércio é entre o Brasil e Argentina. A partir das conversas com os embaixadores de Cabo Verde e Moçambique, abrem-se negociações com outros países africanos. “Vamos rumo à constituição da Câmara Brasil-Cabo Verde e Países Africanos, com o Ceará. O estabelecimento dessas relações traz bons resultados para o Ceará e para os cearenses também em áreas como cultura, turismo e pesquisas”, prevê o assessor de relações institucionais e secretário executivo das Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio (CACE), Marcos Pompeu.