Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Semana do Jovem Trabalhador leva programação a aprendizes de todo o Estado
Por ascomsesc
22 de maio de 2023

O Senac Ceará reuniu alunos, equipe pedagógica, gestores e parceiros do programa de Aprendizagem Comercial para a abertura da 2ª edição da Semana do Jovem Trabalhador (SJT), no dia 24 de abril, no auditório do Senac Aldeota. A programação da capital foi transmitida para as demais unidades no Estado, chegando aos mais de 1500 alunos que fazem parte do programa atualmente. Com o tema “Juventude e Trabalho: Oportunidades e desafios da aprendizagem profissional”, a semana prosseguiu até o dia 28.

A iniciativa foi uma comemoração ao dia 24 de abril, Dia Internacional do Jovem Trabalhador, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento teve início com a apresentação do ator e humorista Gil Soares, mais conhecido como Caboré, que interagiu com os alunos por meio de uma ação conjunta com o Sesc Ceará.

O diretor de Educação Profissional do Senac Ceará, Gustavo Guimarães, abriu oficialmente o evento. A partir do tema Juventude e Trabalho: Oportunidades e desafios da aprendizagem profissional, ele questionou quais as principais dificuldades que os alunos enfrentam no dia a dia ao escolherem aliar estudo e trabalho.
Após apontarem a rotina cansativa, as dificuldades de locomoção, as questões que exigem inteligência emocional, Gustavo destacou que essa ação regional da SJT “só faz sentido se contribuir para renovar e reafirmar as escolhas dos nossos alunos por encarar as múltiplas realidades do mundo do trabalho”. “Acreditar e abraçar essa oportunidade é fundamental para um belo início em busca de realizar o que desejam para sua vida profissional”. O diretor concluiu agradecendo aos colaboradores envolvidos no programa e as empresas parceiras, além dos alunos e suas famílias, “os grandes atores que fazem a Aprendizagem Profissional Comercial acontecer”.

A supervisora pedagógica da Aprendizagem, Dane Gomes, contou que a sua trajetória na área da Educação começou como Jovem Aprendiz. Foi assim que conseguiu cursar a faculdade e uma pós-graduação. “No caminho para o trabalho eu passava em frente ao Senac e pensava: um dia vou trabalhar aí. Esse era o meu objetivo e consegui realizar. Por isso, valorizem cada momento da sua carreira, que está só começando. Hoje vocês são aprendizes e estão aqui não só para aprender, mas para construir o futuro de vocês”, aconselhou.

Como parceiro do programa, o grupo Carmais também participou da abertura da SJT. O supervisor de Gente e Gestão, Renê Tavares, apresentou o grupo consolidado no Nordeste, com 50 anos de atuação no mercado, formado por empresas como concessionárias de carros, imobiliárias e seguradoras. “Hoje temos mais de 50 aprendizes. Sabemos que conhecimento é muito importante, mas a prática vem complementar essa formação com experiências reais. Por isso, capacitamos esses jovens com o objetivo de que eles conquistem seu lugar no mercado dentro das nossas empresas”, afirmou.

Nesse sentido, a Carmais desenvolveu o projeto Aprendiz Mais e tem obtido bons resultados. De acordo com o gerente Administrativo, Josenildo Timóteo, mais de 600 alunos participaram da última seleção e a taxa de retenção desses no grupo hoje é de cerca de 60%. “Entendemos que os jovens trazem a energia que as empresas precisam para crescer, tendo esse importante papel. Por outro lado, é também uma oportunidade para que eles construam suas carreiras, a exemplo dos nossos aprendizes que se tornaram coordenadores e gerentes”, ressaltou.

A abertura da Semana prosseguiu com o webinar sobre Cuidados com a Saúde Emocional do Jovem, com a instrutora e psicóloga Juliana Vanessa. A programação segue até o dia 28, contando ainda com webinar com a Coordenadora de Aprendizagem da Superintendência Regional do Trabalho do Ceará, Raquel Studart.
A SJT acontece nas unidades do Centro e Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, em Fortaleza; Aquiraz, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte, além de envolver turmas de Ubajara, Tianguá e Quixeramobim.

“Todas as unidades prepararam diversas atividades que levam os aprendizes a debater e refletir sobre a importância do jovem no mundo trabalho, como workshops, oficinas e apresentações culturais. Tudo preparado com muita dedicação pelas equipes do Senac na capital e no interior do Estado. Os alunos estão recebendo lanche, bolsa e bloco personalizado do evento”, destaca Dane Gomes.