Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Seminário Sesc Etnicidades acontece pela primeira vez em Fortaleza
Seminário Sesc Etnicidades acontece pela primeira vez em Fortaleza
Por ascomsesc
14 de dezembro de 2023

O IV Seminário Sesc Etnicidades foi realizado pela primeira vez em Fortaleza, de 8 a 10 de novembro, oferecendo uma programação gratuita e recheada de presenças marcantes das identidades culturais indígena e negra no Brasil. As atrações musicais estiveram entre os destaques dos três dias de evento, apresentando nomes como Lia de Itamaracá e Daúde. Também surgiram como pontos altos da lista personalidades como Nego Bispo e Cacique Pequena.

O encontro busca sintetizar as trocas artísticas e culturais que estão no Identidades Brasilis, projeto do Sesc que tem lugar em diversos estados durante o ano com o propósito de valorizar e fortalecer as culturas indígena e negra por meio de programações culturais e educativas, centradas no efetivo protagonismo desses indivíduos na composição dos diálogos e das reflexões.

Na quarta-feira, 8/11, na Conferência de Abertura do Seminário, a mestre cirandeira Lia de Itamaracá empreendeu uma gira com Cacique Pequena, considerada a primeira mulher chefe indígena do Brasil. Sob o título “Os imaginários brasileiros passam por nós: povoar e construir com pessoas indígenas e negras”, no Anfiteatro do Dragão do Mar, elas lançaram luz sobre os Brasis que compõem a percepção coletiva do País.

Na quinta-feira, 9/11, uma aula-debate protagonizada pelo poeta, articulista, ativista e escritor quilombola Nego Bispo buscou compreender como se dá a produção cultural dos povos originários e afrodiaspóricos. O show de encerramento colocou, lado a lado, Lia de Itamaracá, patrimônio vivo de Pernambuco, e Daúde, cantora de renome nacional, na noite de sexta-feira, 10/11, no palco da Estação das Artes. Além da conferência de abertura, debates, giras, torés de conversa e shows musicais, o seminário ofereceu vivências e apresentações culturais diversas.

O IV Seminário Sesc Etnicidades é uma realização Sesc – braço social do Sistema Comércio – e contou com a parceria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), e do Complexo Cultural Estação das Artes, gerido pelo Instituto Mirante de Arte e Cultura, equipamentos da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará.

O evento faz parte das ações do projeto do Sesc Identidades Brasilis, que acontece nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Ceará.

Voltar