Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Senac e Prefeitura de Caucaia formam primeiras turmas do programa Ninho de Desenvolvedores
Por ascomsesc
15 de março de 2023

Entre fevereiro e março, as duas primeiras turmas de educação profissional do programa Ninho de Desenvolvedores (PNDEVs), uma parceria entre o Senac Ceará e a Prefeitura Municipal de Caucaia, foram concluídas, beneficiando jovens da região. De acordo com o instrutor, Tarik Ponciano, o objetivo é formar pessoas desenvolvedoras para atender à demanda tecnológica da região, além de capacitar e fomentar o espírito empreendedor dos participantes.

As primeiras turmas foram dos cursos de Programador de Sistemas e de Matemática Aplicada à Lógica Computacional. A qualificação profissional em Programador de Sistemas proporciona uma formação completa, permitindo que o aluno inicie com conhecimentos básicos e conclua o curso apto a atuar na área. Já a de Matemática Aplicada à Lógica Computacional, realizada antes da qualificação, foi desenvolvida como programa sócio profissional para auxiliar quem tem interesse em seguir essa carreira, mas precisa de reforço nos conhecimentos em matemática, lógica e álgebra.

O perfil das turmas é diversificado, reunindo alunos entre 18 e 35 anos. “Alguns já possuem experiência na área, vindos de cursos técnicos ou de graduação relacionados à programação, mas a maioria busca ingressar em um novo mercado de trabalho”, conta o instrutor. Segundo a secretária executiva da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST) de Caucaia, Izabel Calado, “há uma demanda grande no mercado de trabalho nessa área e, muitas vezes, as empresas não encontram profissionais capacitados. Estamos formando uma turma de Programador de Sistemas e, esperamos que os nossos alunos sejam contratados por empresas dentro e fora do país”.

Por meio de parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (Cateq), onde as aulas são realizadas, os formados que se destacarem serão encaminhados para vagas de emprego em empresas da região. “Contamos que o empresariado, de uma forma geral, olhe para esses jovens e dê as oportunidades que eles merecem”, conclui a secretária.