Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Senac participa do Tauá Solidário promovendo qualificação e empregabilidade
Por ascomsesc
17 de agosto de 2023

No dia 21/07, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará e deputado federal Luiz Gastão, participou da solenidade de celebração de Termo de Cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; o Governo do Estado do Ceará; a Prefeitura Municipal de Tauá (CE); e o Banco do Nordeste do Brasil; na Universidade Estadual do Ceará – Campus Tauá.

As assinaturas dos convênios autorizaram ações de combate à fome, inclusão da população inserida no cadastro único do Governo Federal (CAD Único) no mercado de trabalho, o estímulo ao empreendedorismo individual e coletivo, e a construção de oito novos CRAS em Tauá.

Estiveram presentes o ministro Wellington Dias; o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o secretário de Relações Municipais, Artur Bruno, que representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Odilon Aguiar; o deputado federal, Domingos Neto; a deputada estadual Gabriella Aguiar; a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar; e o presidente do PSD Ceará, Domingos Filho.

Durante a visita ao município, eles conheceram a experiência do Tauá Solidário, que tem como objetivo promover a redução da desigualdade social, sob a perspectiva da emancipação humana do cidadão tauaense. Na solenidade, Luiz Gastão ressaltou a importância da articulação intersetorial para ampliar o atendimento das demandas da população. “É de extrema importância para que essas ações possam se expandir e fazer com aqueles que, em um primeiro momento não tem emprego formal, possam ter sua carteira assinada ou seu empreendimento garantido, com financiamento no banco e apoio do Sistema S”, disse. Por meio do Senac, o Sistema está ofertando 920 vagas para 17 cursos nos segmentos de Gastronomia, Produção de Alimentos e Beleza, que integram a programação do Tauá Solidário.

Ele falou também sobre o programa Compra Direta, lançado no final de junho pelo Sistema: “Em cooperação com o Governo do Estado, vamos investir mais de R$ 26 milhões e já credenciamos cooperativas que vão abastecer todas as cozinhas do Sesc e do Senac com a produção da agricultura familiar do Ceará”. Em seguida, anunciou a participação da Cooperativa dos Produtores de Leite de Inhamuns nesse programa. “A integração de todos esses programas resulta em uma rede de ações que têm como objetivo servir ao nosso povo, colaborando assim para o crescimento do nosso Estado e do país”, destacou o presidente.