Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Sesc e Senac levam ações educacionais e apresentações artísticas ao Festival Fartura
Sesc e Senac levam ações educacionais e apresentações artísticas ao Festival Fartura
Por ascomsesc
13 de dezembro de 2022

De 25 a 27.11, o Festival Fartura aconteceu pela sexta vez em Fortaleza. O Sistema Fecomércio Ceará integrou a programação do evento, com participações do Senac e do Sesc. No dia 25.11, o Senac Aldeota sediou as primeiras ações do Festival. No Espaço Interativo, os alunos realizaram receitas das chefs Vânia Kreknisk (Limoeiro – Casa de Comidas/PR), Nilza Mendonça (CE) e Lia Quinderé (Sucré/CE); juntamente com os instrutores do Senac Ceará Pedro Henrique, Felipe Martins e Marilia Bayma. No Espaço Conhecimento, aconteceram três palestras sobre as origens da gastronomia brasileira.

A primeira trouxe a chef Solange Borges, do empreendimento Culinária de Terreiro (BA), para falar sobre a sua trajetória e experiência. A chef indígena Kalymaracaya Nogueira (MS) fez uma apresentação sobre sua tribo Terena, abordando não só os costumes, hábitos alimentares e produção artesanal, mas contextualizando sobre as questões ambientais, políticas e do preconceito que os povos indígenas enfrentam na sociedade. E, encerrando a programação do dia, o chef João Diamante (RJ) falou sobre a contribuição do povo preto para a gastronomia brasileira.

O Festival Fartura Fortaleza continuou nos dias 26 e 27.11, na Estação das Artes, com ampla programação, incluindo Cozinha ao Vivo Mistura Senac, em que os chefs cozinham, conversam com o público e os pratos são vendidos. O evento teve também a já tradicional feira gastronômica e atrações culturais no Palco Sesc Ceará, que levou muita música e diversão com shows, DJ’s e apresentações de arte circense para todas as idades. No total, 13 atrações subiram ao Palco Sesc Ceará na Estação das Artes. A programação foi gratuita.

A Plataforma Fartura tem a gastronomia como uma causa. O seu propósito é promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, por meio de oportunidades para os integrantes dessa cadeia e compartilhamento de conhecimento gastronômico. O projeto tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência/festivais – criando conexões entre os integrantes dessa cadeia.

Voltar