Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Sesc estreia Mostra de Artes Visuais em Sobral
Sesc estreia Mostra de Artes Visuais em Sobral
Por ascomsesc
17 de agosto de 2023

De 26 a 28/07, a Mostra Sesc de Artes Visuais (MAV) de Sobral evidenciou obras e trabalhos diversos oriundos dessa forma de expressão artística. Entre os destaques, a exposição “Estrelas no Norte”, aberta logo no primeiro dia de evento, na Casa de Cultura daquele município. 30 artistas – 25 deles cearenses e outros cinco convidados – com trabalhos variados na exposição coletiva, que contou com a curadoria de Ed Ferrera e apresentou peças em pintura em tela, desenhos, bordados, escultura em madeira e vídeos.

Além da Casa da Cultura, a Mostra ocupou espaços como a Praça e o Theatro São João com atividades relacionadas às artes visuais e muitas outras expressões culturais. Cumprindo seu papel de impacto social e promoção de experiências artísticas no Ceará, através do evento, o Sesc também contemplou outros segmentos das artes como música, teatro e dança, além da inclusão de ações formativas e ainda uma biblioteca fazendo parte da programação da Mostra. A programação foi inteiramente gratuita.

O evento é todo pensado para democratizar o acesso e a circulação das artes visuais em diferentes regiões do Estado, concentrando suas ações na Região Metropolitana de Sobral. “Esta Mostra continua com ações sistemáticas, porque o Sesc não faz um evento pontual e vai embora. É uma instituição que trabalha com a transformação de vidas. E a cultura transforma vidas”, declarou a diretora de Programação Social do Sesc Ceará, Sabrina Veras. A gestora fez o discurso inaugural do evento, representando o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão. O show “Espiral”, da cantora, compositora e violonista Ceumar, marcou a despedida da primeira edição da MAV.

O show “Espiral”, da cantora, compositora e violonista Ceumar, marcou a despedida da primeira edição da Mostra Sesc de Artes Visuais (MAV) de Sobral, no palco montado na Praça do Theatro São João. Foi o ato derradeiro de três dias intensos de exposições, palestras, teatro, música, dança e ações formativas, entre outras expressões artísticas, que engajaram a população sobralense e visitantes e aguçaram os sentidos, estimulando o pensamento crítico e entregando experiências culturais para todos.

Para o gerente de Culturas do Sesc, Alemberg Quindins, o Sesc cumpriu, mais uma vez, seu papel, com programação inteiramente gratuita, ao buscar a democratização do acesso e da circulação das artes visuais em diferentes regiões do Estado. Mas isso sem abrir mão da arte que engrandece e fortalece a cultura de paz. “Uma instituição como a nossa tem o compromisso de educar o povo com arte de qualidade, e que isso chegue ao maior número de pessoas possível, levando a quem não tem acesso. Mas a gente tem que ter a paciência do educador, sabendo que não se educa de uma vez só”, alertou.

No último dia da Mostra, a parte musical ainda ofereceu aos visitantes a arte cantada do Grupo Vocal da Universidade Federal do Ceará (UFC), com espetáculo essencialmente brasileiro e nordestino, celebrando os 10 anos do coletivo no palco do Theatro São João. Na parte da praça, houve mais uma rodada intensa de brincadeiras para crianças em um Espaço Infantil.

Voltar