Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Sesc inaugura Museu Orgânico Casa do Doce João Martins
Sesc inaugura Museu Orgânico Casa do Doce João Martins
Por ascomsesc
13 de julho de 2023

A Casa do Doce João Martins, o tradicional doce de Madeilton, foi oficializado, no dia 07 de junho, um Museu Orgânico. Os tradicionais doces caseiros, comercializados há 58 anos no Centro de Juazeiro do Norte, fazem parte da história do comércio da cidade.

“No Sesc a gente busca tesouros, a valorização do território e o nosso presidente Luiz Gastão nos incentiva a isso. Agora, com a inauguração do Museu Orgânico Casa do Doce João Martins, que possamos valorizar esse lugar que será de todas as pessoas, pois ele faz parte da memória afetiva, faz parte da vida da população. E o Sesc é isso: vida e valorização”, destacou a diretora de Programação Social do Sesc Ceará, Sabrina Veras.

Também participaram da inauguração os conselheiros Duda Alencar, José Alencar e Jadson Henrique Rodrigues; diretores e gestores do Sistema Fecomércio Ceará; e o secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Wandinho Pereira.

O Museu Orgânico Casa do Doce João Martins carrega saberes, fazeres, memórias, aromas e sabores que fazem parte do patrimônio imaterial da cidade de Juazeiro do Norte e toda a região do Cariri. João Martins, abriu o comércio em 1965, mas o local só veio ficar famoso quando seu cunhado, Madeilton, conhecido comentarista de Futebol da Região, chegou para ajudar.

Onze tipos de doces são produzidos e comercializados: leite fresco, leite cortado, batata, banana, mamão, coco, abacaxi, caju, goiaba, amendoim e gergelim. Ao longo dos anos, vários familiares de João Martins passaram pela Casa de Doces. Ele seguiu à frente do comércio que fundou por mais de cinquenta e cinco anos, se aposentando das suas funções em 2018. Atualmente, uma filha genro e neta de João Martins são os administradores: Maria Martins, Sebastião Manoel e Cleidiane Martins.

“Comecei com minha mãe, quando o doce não ficava bom a gente jogava fora. Nem eu nem ela sabíamos fazer o doce, mas fomos trabalhando até dar certo. Hoje agradeço muito essa homenagem. Muito obrigado”, disse João Martins.

Voltar