Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Sistema Fecomércio assina Pacto por um Ceará Sem Fome
Por ascomsesc
13 de julho de 2023

O Sistema Fecomércio Ceará se fez presente, no dia 16 de junho, no lançamento do Pacto por um Ceará Sem Fome, no Centro de Eventos, em Fortaleza. O projeto tem como objetivo engajar o poder público, as organizações da sociedade civil e a iniciativa privada nessa causa essencial e urgente. Principal articuladora da ação, a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, e o superintendente do Sistema Fecomércio, Henrique Javi, exaltaram a parceria.

Representando o presidente do Sistema Fecomércio, deputado Luiz Gastão Bittencourt, Javi assinou o termo referente ao Pacto, concretizando a participação da Fecomércio no programa. A entidade mantém os projetos Mesa Brasil e o Sopa Amiga, por meio do Sesc, há mais de duas décadas. Ambos visam garantir o acesso à alimentação adequada para toda a população cearense.

Ele lembrou dessas frentes assumidas pela Federação que representa o comércio de bens serviços e turismo no Estado, encontrando uma espécie de “caixa de ressonância” no Pacto. “É uma missão do Sesc que já vem sendo cumprida há mais de vinte anos. E se soma agora a um parceiro que conta com uma estrutura poderosa, como o Governo Estadual, abraçando a causa do Ceará Sem Fome. Temos sempre o empenho, e as vicissitudes da vida mostram que esse desafio não é fácil. Mas a coragem e a determinação, principalmente do nosso presidente, Luiz Gastão Bittencourt, faz com que a gente tenha convicção de que estamos no caminho certo”, comentou o superintendente.

Primeira-dama destaca parceria
Durante o evento, foram distribuídos mais de 47 mil cartões Ceará Sem Fome no valor de R$ 300, para aquisição de alimentos, aos prefeitos de todos os 184 municípios cearenses. A expectativa do Executivo Estadual é beneficiar cerca de 200 mil pessoas em situação de pobreza no Estado.

Quem também destacou a cooperação entre o Governo Elmano de Freitas e o Sistema Fecomércio foi a primeira-dama e principal articuladora do programa, Lia de Freitas. “Tivemos ampla participação da sociedade civil, da iniciativa privada, do Poder Público, Poder Judiciário, igrejas e conselhos entre outros, e não podemos deixar de falar de um grande parceiro no pacto, o Sistema Fecomércio. Estamos muito gratos e temos certeza de que é apenas o primeiro passo dessa parceria”, destacou ela.

O evento contou ainda com a participação do governador do Ceará, Elmano de Freitas, que informou: “Vamos investir mais de R$ 160 milhões por ano para garantir que as famílias cearenses tenham o cartão no valor de R$ 300 e vamos estruturar mais de mil cozinhas, para termos mais de 100 mil refeições por dia”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Visita
No dia 1º de junho, a primeira-dama foi recebida pelo presidente do Sistema Fecomércio Ceará e deputado federal, Luiz Gastão Bittencourt, para uma reunião de trabalho. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de estabelecer parcerias entre a Fecomércio e o Executivo Estadual, além de fortalecer as políticas de combate à fome no Ceará, em especial o projeto Ceará Sem Fome. A discussão sobre a ampliação das cozinhas comunitárias e a articulação de programas sociais também estiveram em pauta