Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Sistema Fecomércio completa 75 anos, recebe homenagem e lança selo
Por ascomsesc
17 de abril de 2023

O Sistema Fecomércio Ceará foi homenageado no dia 17 de março, durante Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Fortaleza. A homenagem foi em comemoração aos 75 anos de fundação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Fecomércio Ceará, do Sesc e Senac, completos no dia 16 de março. A Sessão atendeu requerimento do vereador Eudes Bringel (PSB), aprovado por unanimidade pelo plenário do Legislativo, e reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Sistema no Estado.

Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt agradeceu pela homenagem e destacou a importância da Instituição para o Ceará. “Desenvolvemos um trabalho sério, protagonista, sempre voltado para cumprir o propósito original de unir os empresários do comércio, promovendo o bem-estar social e a qualificação profissional para milhares de cearenses. Defendo programas sociais, mas que não escravizem o povo, e sim o libertem e o capacitem para ter sua independência. O Sistema Fecomércio faz parte da história do Ceará e que neste aniversário de 75 anos possamos, além de celebrar as conquistas, olhar para frente e focar no que ainda precisa ser feito para continuar contribuindo com esse segmento tão importante para o Estado”, destacou.

Autor do requerimento da sessão solene, o vereador Eudes Bringel (PSB) afirmou que a homenagem busca mostrar ao fortalezense que o Sistema Fecomércio é de grande importância para o Ceará. “O Sistema faz um grande trabalho social através do Mesa Brasil, projeto do Sesc que distribui alimentos para o combate à fome; do EJA, projeto de educação a distância; do Sesc Ativo, que oportuniza o acesso a atividades físicas para as pessoas, dentre tantos outros projetos e foca também na profissionalização por meio do Senac. O nosso reconhecimento e aplausos a essa entidade que contribui para a criação de um ambiente mais justo e de qualidade para o cearense”, ressaltou.

Também durante a cerimônia, Luiz Gastão Bittencourt recebeu a homenagem, seguido de Cláudia Brilhante, chefe de gabinete do Sistema Fecomércio; além dos diretores da Federação, Bento de Sousa, Cid Alves, Alberto Farias, Celso Nogueira, José Araújo de Oliveira, Benoni Vieira, Francisco Éverton da Silva, Giovani de Oliveira, José Gilson Ribeiro de Alencar Parente, Francisco Alberto Alves Pereira e Ogenis Alves Brilhante (in memoriam). A solenidade aconteceu no plenário Fausto Arruda e contou com a participação de empresários do comércio, presidentes de sindicatos, conselheiros do Sesc e Senac, diretores da Federação, autoridades e colaboradores do Sistema Fecomércio.

Selo comemorativo
Também em março foi lançado um selo comemorativo, que marca visualmente a celebração do aniversário de 75 anos das instituições Fecomércio, Sesc e Senac no Ceará. A arte traz a iconografia do numeral 75, que surge por trás da asa do Mercúrio, Deus do Comércio, e que brilha no horizonte nas cores do Sistema Comércio: azul e dourado. Além disso, é constituído pelo slogan da campanha “Presença que faz diferença”, que norteia atualmente as ações de comunicação.

Presença em todos os municípios
Criada e mantida pelos empresários do comércio, a Federação tem em sua base 35 sindicatos patronais, representando cerca de 150 mil empresas na Capital e no Interior. Administra o Sesc, o Senac-CE e o IPDC, compondo o Sistema Fecomércio, e hoje está presente nos 184 municípios cearenses, com ações próprias ou em parceria.

Clique e saiba mais:
Vídeo com colaboradores – Há 75 anos somos presença na vida dos cearenses.
Vídeo da Sessão Solene – Homenagem na Câmara Municipal
Matéria no site –  Sistema Fecomércio celebra 75 anos presente em todos os municípios cearenses