Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Sistema Fecomércio debate sobre mediação em negociações coletivas de trabalho
Por ascomsesc
13 de julho de 2023

O Sistema Fecomércio promoveu, no dia 30 de junho, o Seminário A Mediação em Negociação Coletiva de Trabalho. Sediado no auditório da sede administrativa da instituição, o evento procurou traçar um panorama atualizado de como andam as relações trabalhistas no País e disseminar conceitos acerca do assunto.

Entre os palestrantes convidados, estiveram o superintendente regional do Trabalho no Ceará e membro do Conselho Sesc/Senac, Carlos Pimentel de Matos Júnior; o chefe da Seção de Relações do Trabalho da Sup. Regional do Trabalho no Ceará, Rubens Taveira, e o coordenador jurídico da Fecomércio Minas Gerais, Fernando Trindade.

Para o vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Cid Alves, “uma apresentação de muita importância para todos nós, porque trata da questão de pacificar os sindicatos patronais, que nós representamos através da Fecomércio, e os sindicatos laborais”, discursou ele, representando o presidente do Sistema, Luiz Gastão Bittencourt, no encontro, que contou ainda com a presença de diretores e integrantes dos conselhos Sesc/Senac e de representantes de sindicatos filiados.

Logo no início de sua explanação, Carlos Pimentel também concordou sobre a pertinência do tema. “Um evento como esses é importante, pois aproxima as partes (sindicatos patronais e laborais). Estamos na Superintendência à disposição de todos vocês”, afirmou. Já Rubens Taveira levou aos presentes uma nova visão do Ministério do Trabalho, “uma nova ideia de como será tratada a questão dessa resolução de conflitos coletivos. Somos todos mediadores e facilitadores de todo o procedimento pós-mediação”.

Representando a Fecomércio Minas Gerais e de lá compartilhando experiências, Fernando Trindade, por sua vez, deu sua definição do que é a mediação no campo trabalhista: “A negociação coletiva de trabalho é isso, uma tentativa de a gente tentar equacionar situações díspares, e o papel da mediação é conciliar os interesses envolvidos.”