Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Trocas e vivências do Povos do Mar acontecem em Icapuí
Trocas e vivências do Povos do Mar acontecem em Icapuí
Por ascomsesc
13 de novembro de 2023

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e Senac, realizou mais uma expansão do Encontro Sesc Povos do Mar. Dessa vez, o evento que reúne mais de 200 comunidades litorâneas num grande encontro, aconteceu no município de Icapuí, de 26 a 29 de outubro. A iniciativa tem como objetivo principal ampliar o projeto para outras cidades do litoral cearense, valorizando os territórios, criando conexões e intercâmbios, além de proporcionar vivências.

O Encontro Sesc Povos do Mar acontece anualmente em Caucaia, no Sesc Iparana Hotel Ecológico. Há 13 anos, o projeto reúne pescadores, jangadeiros, marisqueiras, barqueiros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, artesãos e ambientalistas, por meio de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares. O evento é gratuito e aberto ao público.

Com a expansão do encontro, neste ano, o circuito Sesc Povos do Mar já foi realizado Em Icapuí, na praia de Bitupitá, no município de Barroquinha; em Jericoacoara, praia localizada no município de Jijoca, no litoral oeste cearense; além do circuito Sesc Herança Nativa, que levou o I Circo dos Caretas para a cidade de Piquet Carneiro.

“Esse circuito oportuniza um turismo de experiência e de base comunitária, ampliando o conceito de turismo social, com uma programação socioeducativa, ao mesmo tempo em que valoriza o nosso artesanato, a nossa música e memória”, afirma o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão.

Em Icapuí, o público pôde conferir Cortejo Sociocultural com o Maracatu Vozes da África e Grupo Universo Negro do Mestre Hélio Santos do Aracati; show da cantora Amelinha; oficinas criativas; apresentações musicais; trilhas; vivências; a Feira Onde há rede, há renda: espaço para a exposição, comercialização e troca dos produtos e artesanatos tradicionais; e outras ações. Também ganham destaque na programação o eixo o Sertão vai Virar Mar – que propõe a socialização de práticas alimentares, o movimento Reggae de Redonda e o show Caravana Sairé do cantor Marcelo Jeneci.

O Senac participou acrescentando sabores e saberes em diversas ações durante os quatro dias de programação. Para a consultora de produtos educacionais da área de Gastronomia do Senac, Vanessa Santos, uma das maiores riquezas do Encontro é a preservação das tradições e isso é especialmente importante na área da Gastronomia, onde se mantêm vivas receitas que, em sua maioria, são transmitidas apenas oralmente para as gerações futuras.

“A participação do Senac no Povos do Mar representa uma valiosa experiência para os alunos. O aprendizado adquirido durante o evento pode e deve ser ampliado para outros alunos e cursos, promovendo, assim, o fortalecimento e a promoção da cultura gastronômica do Ceará. Ao fortalecermos os hábitos alimentares de uma região, estamos contribuindo para o sentimento de pertencimento, além de impulsionar a economia local”, ressalta Vanessa.

Voltar