Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Turismo em pauta na agenda da Fecomércio
Por index
19 de julho de 2021

O desenvolvimento do Turismo esteve em pauta na agenda da Fecomércio em importantes encontros, como a reunião do Cetur com o Sebrae, além da reunião com a Câmara Setorial de Turismo e Eventos, onde foi apresentada a iniciativa Vai Turismo

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (Cetur) se reuniu com o Sebrae Ceará, no dia 02/07, para debater o desenvolvimento de ações voltadas para o segmento. O encontro contou com representantes do Sesc e do Senac. Conforme o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, este foi o início de um trabalho integrado que identificará os pontos em comum entre as ações realizadas pelas instituições para o desenvolvimento de polos turísticos do Estado. “O turismo é, sem dúvidas, um dos setores mais importantes para a economia, por isso temos que juntar todos os esforços para a recuperação desse segmento”, defendeu.

Segundo a presidente do Cetur, Circe Jane Teles da Ponte, o encontro teve o objetivo de debater ações conjuntas para apoiar os empreendedores do turismo nas diversas regiões do Estado. A ideia é unir o projeto Rotas Turísticas do Sebrae com o Sistema Fecomércio, através dos cursos de capacitação do Senac e com o fomento ao Turismo Social realizado pelo Sesc. “Através dessa união teríamos uma governança local nas regiões das Rotas, formadas pelas Rotas das Emoções, Falésias, Mirantes da Ibiapaba, Verde do Café e do Cariri”, pontuou Circe Jane.

Para o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, Sesc, Senac e Sebrae já têm uma atuação forte na área do turismo, mas é possível encontrar pontos de convergências para potencializar ainda mais o trabalho dessas instituições. Também participaram da reunião a diretora Regional do Senac, Ana Claudia Martins; o diretor Regional do Sesc, Henrique Javi; o diretor de Educação Profissional do Senac, Gustavo Henrique Escobar, o gestor estadual de turismo do Sebrae, Silvio Moreira, a consultora de produtos educacionais do Senac, Cíntia Oliveira e a gerente de programação social do Sesc, Ana Carmélia Araújo.

Cetur & CSTE

Outra importante agenda para o segmento foi a reunião do Cetur com a Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE). Realizado no dia 16/06, o encontro teve como objetivo apresentar a iniciativa Vai Turismo – Rumo ao Futuro, projeto conduzido pelo Cetur/CNC e que terá a participação de todos os agentes envolvidos no turismo e eventos do País. De forma virtual, o evento foi conduzido pela presidente do Cetur CE, Circe Jane Teles da Ponte, e pela presidente da CSTE, Anya Ribeiro. O presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, falou na abertura da reunião e defendeu a urgência em traçar estratégias em prol da recuperação do turismo.

Segundo Gastão, o codinome da Fecomércio no Ceará sempre foi ação, por isso o presidente fica feliz em ver a interligação de câmaras, o que, para ele, trará muitas ideias e pensamentos criativos. “Queremos ser os braços operacionais, contar com o time do Sebrae aqui representado na pessoa do Superintendente, Joaquim Cartaxo, e colocar essas iniciativas em realidade, trazer uma resposta imediata e colocar a inteira disposição o Sistema Fecomércio, a casa dos empresários do Ceará”, ressaltou.

Na ocasião, Márcia Alves, assessora do Cetur/CNC, realizou a apresentação do Projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro. Idealizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o projeto visa engajar, numa agenda única, propostas para convergir num plano integrado e participativo nos estados e em âmbito nacional, resultando em desenvolvimento, visibilidade e impulso no setor de turismo e suas vertentes. Ao final, em 2022, essas propostas de políticas públicas serão entregues aos candidatos ao Poder Executivo e Legislativo nas próximas eleições.