A sexta edição do Encontro Sesc Povos do Mar teve abertura oficial neste domingo, na Colônia Ecológica Sesc Iparana. O encontro prossegue até o próximo dia 25 e reúne 160 comunidades litorâneas de 21 municípios do litoral cearense. O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, promove o Encontro que reúne mestres, pesquisadores, profissionais e estudantes da área ambiental.
Faça sua inscrição clicando aqui.
Confira a programação clicando aqui.
Ao longo da programação, são realizadas atividades baseadas em cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Mil Léguas Submarinas, novidade desta edição. Cada um deles pontua aspectos ligados ao mar e aos que nele habitam.
No eixo Sabores, Saberes e Saúde, o foco é a socialização das práticas alimentares e de medicina tradicional dos povos do mar. Um exemplo é a prática de alimentação com peixe assado na quenga do coco, terça-feira (23), às 19h30.
O eixo Feito à Mão reúne artesãos, ofícios e técnicas desenvolvidas através de práticas e experiências das comunidades litorâneas. Elas são trabalhadas no Encontro através de oficinas, como as de conchas marinhas, caxixi e artesanato em garrafas PET, todas realizadas segunda-feira (22), às 8h. Os trabalhos são realizados de 22 a 25 de agosto, às 8h e às 14h.
O Meio Ambiente e Sustentabilidade é o eixo que traz experiências de ONGs, associações e de protagonistas das próprias comunidades sobre as questões do clima e da preservação ambiental. Através dele, surgiu o Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que, pela primeira vez, vai além da foz do Rio Ceará e, no dia 23, às 13h30, chega à foz do Rio Cocó. Dois barcos percorrem o rio e, durante o passeio, são abordados temas como os 5 mil anos de história da Sabiaguaba e uma oficina de replantio do mangue.
O eixo Cantos, Danças e Brincadeiras reúne expressões artísticas e comunitárias dos povos do mar, congregando e fomentando as brincadeiras e as culturas de tradição oral. Exemplo é a dança dos maracatus Nação Fortaleza e Solar, que estarão juntas pela primeira vez na terça (23), a partir das 20h. É parte também do eixo os toréns, danças indígenas de celebração. Um deles é o Suaçuamussará, que encerra a programação do Encontro Sesc Povos do Mar, e é realizado na quinta-feira (25), às 11h.
Com o nome inspirado na obra de Julio Verne, o eixo Mil Léguas Submarinas desenvolve, de forma especifica e sistêmica, programações que refletem acerca da utilização do tempo livre e o aprendizado de esportes náuticos. As aulas de caiaque e stand-up paddle, realizadas de 22 a 24, pela manhã e à tarde, e o passeio de saveiro da Beira-Mar até o navio Mara Hope, na terça (23), às 14h, fazem parte das atividades do eixo.
Sobre o Encontro Sesc Povos do Mar
Em sua sexta edição, o projeto tem como objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades litorâneas, que apresentam oficinas, vivências e histórias de vida durante os cinco dias de atividades. Participam, este ano, cerca de 160 comunidades de 21 municípios cearenses.
Durante o encontro, comunidades litorâneas, visitadas pela equipe da instituição no decorrer do ano, constroem atividades e propostas na Colônia Ecológica Sesc Iparana. Ao todo, participam cerca de 300 mestres e representantes das comunidades litorâneas mais distantes, além de 100 representantes das comunidades vizinhas.
Destaques da programação
Dia 22
8h – Roda de Conversa – Um Barco, um restaurante – Histórias
da Praia da Requenguela, com João Velho (Requenguela /Icapuí)
8h30 – Vivência: Trem Litoral – Percurso de reconhecimento das praias metropolitanas e suas problemáticas ambientais, trecho saindo da Praia de Iparana até a Beira Mar de Fortaleza. Com Rust de Castro Sá Barreto (EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba)
15h30 – Festival Castelos e Bois de Areia – Apresentações: A Bancarrota (Centro Flex de Arte & Cultura – Trairi), Maracatu Sesc Nação Axé de Oxossi – (Mercado Velho/ Fortaleza).
16h30 – Festival Mamulengos, Calungas e Cassimiros Cocos –
Calungas do Cumbe (Aracati), Reisado Sesc Nossa Senhora Aparecida (Mercado Velho / Fortaleza)
18h – Grupo Uirapuru Orquestra de Barro – Concerto no Lago da Colônia Ecológica Sesc Iparana
Dia 23
13h30 – Projeto Sesc Conversas Flutuantes na Foz do Rio Cocó – Sabiaguaba, no Ecomuseu do Mangue – Eixo Meio Ambiente e Sustentabilidade
14h – Vivência “Naus Catarinetas” – Jornada de Saveiro da Beira Mar até o Navio Mara Hope na Praia de Iracema – Eixo Mil Léguas Submarinas
20h – Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Solar – Eixo Cantos, Danças e Brincadeiras
Dia 24
8h – VI Encontro Sesc Povos do Mar e II Encontro Sesc Herança Nativa no Cine Teatro São Luiz – Documentário “Suaçuamussará” (NTSC/86min/Brasil/2015) – Eixo Cantos, Danças e Brincadeiras
8h30 – Projeto Sesc Conversas Flutuantes na Barra do Ceará – Fragata Viva o Mangue Vivo – Eixo Meio Ambiente e Sustentabilidade
10h30 – Corrida de Canoas no Rio Ceará – Eixo Mil Léguas Submarinas
14h – Roda de Conversa – Minha Vida no Repente e no Coco
– Eixo Cantos, Danças e Brincadeiras – Moisés Cardoso dos Santos
(Mestre Moises) – Alagadiço / Trairí
16h – Crepúsculo na Barra do Ceará – Pôr do Sol na Barra do Rio Ceará acompanhado de música instrumental – Os Barqueiros do Rio Ceará irão juntar
todos os Barcos formando um só para contemplação do Arrebol
Dia 25
8h – Roda de Conversa – O Território das Rendas – Regina Barbosa de Sousa (Trairí) Raimunda Lucia Lopes (Timbaúba)
8h30h às 10:30h – Práticas de Caiaques e Stand up no lago da
Colônia Ecológica Sesc Iparana – José Mozart Albuquerque de Araújo Jr (Paracuru) e Marcos Farney (Caponga)
11h – Suaçuamussará – Acabou agora mas não terminou ainda… – Torém de Encerramento puxado pelos Mestres da Cultura Indígenas – Eixo Cantos, Danças e Brincadeiras
Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250