Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Fecomércio debate com Prefeitura, Sebrae e empresários o fortalecimento da vocação turística da Praia do Futuro

Com realização da Fecomércio Ceará, em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Fortaleza e a Associação dos Empresários da Praia do Futuro, está sendo elaborando um projeto de qualificação e valorização do potencial turístico da região, um dos principais cartões postais da Capital cearense. Na tarde dessa terça-feira, 29, em reunião na sede do Sistema Fecomércio-CE, foram acolhidas sugestões de ações dos empresários donos das barracas de praia com o intuito de desenvolver um projeto mais assertivo e que contribua de fato com o comércio do local.

A atuação da Fecomércio terá como foco o empreendedor, que receberá consultorias e será acompanhado pelo Sistema em atuação conjunta com o Sebrae. O processo de qualificação deve contemplar ainda os trabalhadores das barracas, a rede hoteleira e todo o ecossistema turístico da Praia do Futuro. Serão ofertados cursos de qualificação para os empreendedores nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Gestão.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, e o secretário Executivo da Regional 7, Benigno Júnior, falaram sobre os principais gargalos da Praia do Futuro e apresentaram as perspectivas e desafios das ocupações irregulares que acontecem na localidade.

Os empresários donos de barracas de praia apontaram como as demandas mais urgentes para o local a questão de falta de mão de obra qualificada, iluminação, segurança e a necessidade de garantir o título de propriedade do terreno onde estão as barracas.

Segundo o assessor de articulação da presidência da Fecomércio, Jackson Pereira Jr, a reunião só reforçou a necessidade da realização do projeto de qualificação dos negócios da região, como das barracas de praia, entendendo que atualmente os empreendedores enfrentam várias problemáticas que precisam ser resolvidas, tendo em vista ser a Praia do Futuro um dos mais conhecidos pontos turísticos em Fortaleza, e que na época de alta estação chega a receber cerca de 300 mil pessoas por semana.

“Esse é um momento oportuno em que o Sistema Fecomércio, Sebrae, Prefeitura e empresários da Região da Praia do Futuro estão juntos debatendo o assunto e encontrando solução através da elaboração de um projeto de qualificação com foco no desenvolvimento econômico. A missão dada pelo presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, é de reforçar o destino turístico da Praia do Futuro, contemplando todo o trade turístico e aqueles que, direta ou indiretamente, se beneficiam com o local”, destacou Jackson Pereira Jr, que completou: “Trabalharemos dentro e fora dos estabelecimentos, seja ele do setor da gastronomia ou hotelaria, observando também a atuação dos taxistas e dos ambulantes. Ao focar no empresário, vamos qualificar o controle de custos e estoques, tecnologia, sustentabilidade, responsabilidade social e marketing, tudo isso a partir da primeira quinzena de dezembro”.

Também estiveram presentes o consultor a área de território turístico do Sebrae, Fernando Elpídio; o gerente de Negócios Estratégicos, Isaac Coimbra; o secretário executivo da Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará, Marcos Pompeu; o coordenador do Centro de Inteligência e Monitoramento do Comércio (CIMC), Joel Rodrigues;  e o diretor de Comunicação da Fecomércio, Maurício Jr.