Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Câmara dos Gêneros Alimentícios da Fecomércio debate maior aproximação de empresários do setor

Proporcionar crescimento e uma maior aproximação dos membros do comércio de alimentos do Estado. Esses foram os principais assuntos abordados durante a primeira reunião da Câmara Empresarial do Comércio dos Gêneros Alimentícios, grupo que faz parte da Cace, Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará. O encontro aconteceu na sede da Federação na tarde desta terça-feira, 13, dando o início os debates da Câmara.

De acordo com o presidente da Câmara Empresarial do Comércio dos Gêneros Alimentícios, Manuel Novais, ela será importante para levantar questões que são essenciais para o setor. Segundo ele, importação e exportação, novos fornecedores, benefícios fiscais e redução da burocracia, por exemplo, são temas de interesse para quem atua na cadeia de gêneros alimentícios.

Por ser um setor bem dinâmico, pontuou o secretário da Câmara, Júnior Novais, há também a necessidade de debater e poder compartilhar com os empresários da cadeia temas como inteligência de dados, que podem ajudar na organização dos empreendimentos. Outro ponto citado por ele foi a possibilidade de cursos de formação e qualificação do Senac para quem trabalha no setor.

O presidente da Cace e diretor da Fecomércio, Éverton Fernandes, ressaltou que o papel das Câmaras é exatamente de proporcionar essas discussões para que as empresas cresçam e os setores tenham sucesso. Não apenas debater melhorias, mas apontar os principais problemas e pensar possíveis soluções. “Para isso, é preciso que a Câmara identifique os principais agentes de atuação na sua cadeia e tragam para dentro desse debate. Podem contar conosco para fazer as interlocuções necessárias com o intuito de garantir caminhos para que os setores cresçam e se desenvolvam”, destacou.

Além da Câmara dos Gêneros Alimentícios, ao longo dos meses de novembro e dezembro, a Fecomércio realizou reuniões das Câmara do Mercado Financeiro, Câmara do Comércio da Moda e Câmara de Tecnologia e Inovação. Foi definido um calendário de reuniões das Câmaras, que ocorrerá todos os meses.

“A Cace é um grande fórum de discussão que visa atender os setores do comércio, criando um espaço amplo de debate sobre as principais questões levantadas pelos empresários”, destacou o assessor da presidência e executivo responsável pela expansão dos projetos e produtos da Fecomércio-CE, Jackson Pereira Jr. Também participaram da reunião o secretário da CACE, Marcos Pompeu e o coordenador do Centro de Inteligência e Monitoramento do Comércio (CIMC), Joel Rodrigues.

Ao final, foi anunciada a criação de mais uma Câmara, a de Assuntos Fiscais e Tributários, que será presidida pelo vice-presidente da Fecomércio, Benoni Vieira. A Câmara será oficializada em janeiro, quando serão anunciados os demais nomes que irão compor o grupo.