Os resultados da primeira edição do Ceará está na Moda (CEM), o Projeto de Lei de Incentivos Fiscais para a Moda e o um novo curso Tecnólogo de Moda, da Faculdade Senac, foram assuntos da pauta da Reunião Ordinária da Câmara do Comércio da Moda (CCM) do Sistema Fecomércio-CE, nesta quarta-feira (5).
O momento contou com a participação de diversos representantes do setor, como Éverton Fernandes, Joel Rodrigues e Marcos Pompeu, das Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará (CACE); Afonso Junior (IPDC); Stella Pavan, do Sindieventos; Fátima Duarte e Daniele Caldas, do Senac; Vicente Férrer, da Fecomércio; entre outros.
O presidente da CACE, Éverton Fernandes, e o presidente da Câmara do Comércio da Moda (CCM), Afonso Júnior, abriram a reunião parabenizando os participantes pelo sucesso do CEM, que teve repercussão nacional e superou as expectativas. Em três dias, o evento atraiu 6.387 visitantes de 13 estados, com 4.958 assistindo palestras, 304 participando de oficinas, e 4.224 espectadores dos desfiles.
Realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e Senac, e Sistema FIEC, por meio do Sesi e Senai, o Ceará Está na Moda simboliza a união e o esforço conjunto para destacar o que o Ceará tem de melhor a oferecer no cenário da moda nacional e internacional.
O presidente da Câmara do Comércio da Moda (CCM) e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), Afonso Júnior, informou que os presidentes Luiz Gastão, da Fecomércio, e Ricardo Cavalcante, da FIEC, também se reunirão em breve para avaliar a primeira edição do CEM e planejar os próximos passos do evento.
Negócios
O evento contou ainda com 450 profissionais no backstage, 11 empresas contratadas, 110 marcas apresentadas, e gerou negócios significativos nas rodadas internacionais e nacionais. Os organizadores estimam US$ 800 mil de negócios na rodada internacional realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) com cinco países e 27 marcas e cerca de R$ 1 milhão (um milhão) na rodada nacional promovida pelo Sebrae com 45 marcas.
Rayssa Thomaz, da Agência Yssa Mkt, apresentou os dados de marketing, destacando a presença do evento nas redes sociais, com 15.400 seguidores, e sua repercussão positiva no circuito de moda brasileiro. Ela enfatizou a necessidade de planejar e comercializar o CEM 2025 o quanto antes, para consolidar ainda mais o evento no calendário da moda nacional.
Parcerias consolidadas
Já Daniel Gomes, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), elogiou os resultados e confirmou o apoio contínuo da Federação para futuras edições. Daniele Caldas, do Senac, destacou a contribuição significativa da instituição em várias áreas do evento, incluindo a produção regional e os desfiles.
O professor Luiz Antônio, da Faculdade Senac, anunciou o lançamento de um curso tecnólogo de moda, com 1.600 horas, previsto para 2025, como parte do reposicionamento da faculdade. A reunião também abordou um novo decreto estadual, que trará benefícios fiscais para o setor da moda popular, que vai voltar a ser discutido na próxima reunião da CCM.