A Câmara de Tecnologia e Inovação (CTI) da Fecomércio Ceará, comandada pelo presidente Ranieri Medeiros, se reuniu nesta quarta-feira (16) com representantes do Banco do Nordeste (BNB) para discutir as oportunidades e parcerias estratégicas com o Hub de Inovação do Nordeste (Hubine).
O Hubine atua como um importante catalisador da inovação e apoia iniciativas que criam produtos, serviços e soluções capazes de contribuir com a dinamização da economia regional. Objetivo é estabelecer apoio não apenas às startups, mas também às empresas, associações e entidades, a partir da criação de laboratórios dedicados ao desenvolvimento e experimentação de projetos voltados à solução de problemas, bem como ao fomento de uma cultura de inovação permanente, com ênfase nas pessoas, enquanto atores essenciais de toda a atividade econômica e social
O encontro contou com a participação do gerente do Hubine, Alexandre Silva Cavalcante, que destacou as principais iniciativas do banco voltadas para fomentar o ecossistema empreendedor e a inovação na região. De acordo com ele, o hub conta com recursos disponíveis, como o FUNDECI, o FNE Inovação e o FNE Startup, com investimentos previstos de R$ 120 milhões até 2025 para apoiar empresas emergentes e iniciativas tecnológicas. O HUBINE também oferece linhas de crédito e subvenção econômica para projetos inovadores, além de promover eventos de conexão empresarial e educação empreendedora.
Durante a reunião foi discutida a criação de um programa de inovação permanente, com foco em parcerias que envolvam empresas, universidades e o governo. A proposta visa fortalecer a educação profissional e o desenvolvimento de soluções inovadoras em diversos setores da economia. Também foi sugerida a realização de um evento empresarial com a participação de câmaras e conselhos do Sistema Fecomércio, sindicatos, o Banco do Nordeste e o HUBINE, com o objetivo de estruturar um programa colaborativo para promover melhorias contínuas em processos, produtos e serviços.