A Câmara do Comércio da Moda (CCM) se reuniu na manhã desta quarta-feira (6) na sede da Fecomércio para discutir o projeto “Rota da Moda”, que busca estruturar e organizar o setor, promovendo a cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará como destino de negócios. Apresentada pelo vice-presidente da CCM, Edson Dias, a iniciativa prevê a criação de roteiros e circuitos, visando impulsionar os polos de confecção e comercialização já existentes e oferecer oportunidades para a formação profissional.
Com cerca de 1.500 empresas formalmente estabelecidas, a indústria de confecções do Ceará fatura anualmente cerca de 3 bilhões de reais, o que representa 2,5% do PIB do estado e é responsável por 20% da geração de empregos industriais no Ceará. No entanto, o setor informal, que engloba cerca de 70% das empresas, potencializa ainda mais o impacto econômico, gerando ocupação e renda para um número significativo de trabalhadores.
A formalização do setor é um dos objetivos do “Rota da Moda”, que acredita ser essencial para garantir a correta circulação dos produtos e estimular o desenvolvimento do setor. Além disso, o projeto visa também fomentar a inclusão social e o turismo de negócios, com foco na economia criativa, que abrange desde o design de moda até manifestações culturais típicas do Ceará.
O projeto já conta com exemplos de circuitos existentes, como o da Parangaba, voltado para a produção de jeans, e o da Grande Barra, especializado em moda íntima. Além disso, há os circuitos de shoppings de atacado, que reúnem fábricas de moda premium. A ideia é qualificar esses roteiros para atrair consumidores locais, nacionais e internacionais, além de empresários do setor.
Parcerias internacionais
A Câmara do Comércio da Moda também busca estreitar parcerias internacionais, como evidenciado pela presença do cônsul honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia. Durante a reunião, Ghia expressou interesse em colaborar com o setor da moda cearense por meio da Câmara de Comércio Itália-Brasil, organizando missões empresariais, rodadas de negócios e ações de promoção do comércio entre os dois países.