A Câmara de Relações Internacionais (CRI) da Fecomércio Ceará realizou, nesta terça-feira (08), sua primeira reunião ordinária na sede da instituição. A iniciativa marca o início de um movimento estratégico voltado ao fortalecimento das conexões internacionais entre os setores empresarial, público e institucional, promovendo oportunidades em áreas como inovação, educação e investimentos.
Durante o encontro, foi discutido o projeto de realização de uma Feira das Nações, com foco enogastronômico e cultural, prevista para acontecer em 2026, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O presidente da CRI, Vittorio Ghia, destacou que a proposta está aberta a contribuições e que serão realizadas reuniões estratégicas com governos e instituições para viabilizar o evento. “A Câmara é uma oportunidade de unirmos forças para fazer juntos o que não conseguimos sozinhos”, afirmou.
A proposta da Feira das Nações foi apresentada por Stella Pavan, presidente do Sindieventos. Segundo ela, o objetivo é reunir manifestações culturais de diversos países, promovendo uma rica troca de experiências culturais e enogastronômicas, além de incentivar a geração de negócios entre o Ceará e as nações participantes.
A reunião também abordou a importância de ampliar o compartilhamento de informações entre os membros da Sociedade Consular do Ceará, promovendo maior alinhamento estratégico com vistas à internacionalização dos negócios locais.
Recém-criada, a CRI tem como expectativa estreitar laços com países estratégicos e transformar o Ceará em uma referência em articulação internacional para o desenvolvimento sustentável, com protagonismo do setor produtivo e da sociedade civil.