Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Confiança do consumidor melhora em abril, aponta pesquisa do IPDC

Em abril de 2025, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Fortaleza atingiu 114,7 pontos, registrando um aumento de 1,9% em relação a março, quando estava em 112,5 pontos, segundo pesquisa da Fecomércio Ceará, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC).

Tanto a percepção da situação financeira das famílias, quanto as expectativas para o futuro vieram melhores do que no mês passado, colaborando para a melhoria dos indicadores analisados pelo ICC.

O resultado do ICC decorreu das variações dos seus dois componentes, sendo que o Índice de Situação Presente (ISP) apresentou crescimento de 0,6%, passando de 105,1 pontos em março, para 105,8 pontos em abril.  Já o Índice das Expectativas Futura (IEF) subiu 2,7% no mês, atingindo 120,7 pontos, como pode ser visto na tabela 1 a seguir:

Expectativa dos consumidores

Neste mês, 46,6% dos entrevistados avaliaram o período como propício para a aquisição de bens duráveis. O perfil dos consumidores com uma visão positiva sobre o momento de compra é dominado pelo público masculino (47,5% de resposta afirmativa), do estrato de consumidores com idade entre 25 e 34 anos (53,0%) e da classe com renda familiar entre cinco e dez salários-mínimos (59,3%).

O estudo também mostra que 70,1% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 80,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será ainda mais favorável.

No que se refere à avaliação do cenário econômico nacional, uma parcela significativa de 57,4% dos consumidores entrevistados mantém uma visão otimista, projetando melhorias para os próximos doze meses. Apesar dos desafios impostos pela elevação do custo de vida e pelo acréscimo das taxas de juros básicas, o crescimento do PIB e os avanços recentes no mercado de trabalho têm fomentado uma visão otimista para o ambiente econômico.

Pretensão de compra

O índice de intenção de compra em Fortaleza apresentou aumento de 2,2 pontos percentuais em abril, passando de 31,5% em março para 33,7% neste mês. O resultado, porém, está abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando se situava em 35,8%.

A pesquisa mostra que a intenção de compra é maior entre os consumidores do sexo feminino (36,2%), na faixa etária de 18 a 24 anos (45,7%) e entre aqueles com renda familiar mensal entre cinco e dez salários-mínimos (44,2%).

O valor médio das compras é calculado em R$ 649,11 e a lista dos itens mais procurados se encontra a seguir:

  1. Geladeiras e refrigeradores, citados por 19,6% dos entrevistados;
  2. Artigos de vestuário (19,4%);
  3. Móveis e artigos de decoração (15,4%);
  4. Calçados (11,9%);
  5. Televisores (11,1%);
  6. Lavadoras de roupa (8,5%); e
  7. Fogões (8,3%).

O resultado do Índice de Confiança do Consumidor em Fortaleza para abril de 2025 mostra uma melhora consistente nos indicadores, com a confiança do consumidor se traduzindo, na prática, em maior intenção de compra e em uma avaliação mais favorável do cenário econômico.