Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Sesc Ceará reúne instituições do Programa Sopa Amiga

Publicado em 04/07/25

O Sesc Ceará realizou, nesta sexta-feira (04/07), um encontro com representantes de 70 instituições beneficiadas pelo Programa Sopa Amiga, com o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento à fome. A iniciativa distribui diariamente 2 mil litros de sopa, beneficiando diretamente cerca de 4 mil pessoas em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Durante o encontro, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, ressaltou o papel essencial das instituições comunitárias na execução do programa. “Sem as instituições, o Sopa Amiga não chegaria a quem mais precisa. Nosso compromisso é continuar apoiando e trabalhando em parceria para minimizar a fome e buscar soluções duradouras que transformem vidas. ”

De acordo com dados da PNAD Contínua 2023, do IBGE, mais de 206 mil domicílios cearenses vivem em situação de insegurança alimentar. Maria Merciane, do Instituto Caminhando na Mão Certa, que atende mais de 100 famílias nos bairros Carlito Pamplona, Pirambu, Jardim Iracema e Monte Castelo, compartilhou sua experiência na entrega da sopa: “Ver a felicidade das famílias que não tinham comida quando recebemos a sopa é o que nos move. ”

Ainda na ocasião, o nutricionista e supervisor do Restaurante Sesc Cambeba, Renan Souto, apresentou a palestra “Segurança Alimentar e Nutricional: Desafios e Perspectivas”. Ele destacou os principais obstáculos no combate à fome no Brasil, apontando que, apesar da alta produção de alimentos, a má distribuição ainda é um dos grandes entraves. “No Sopa Amiga, entregamos um alimento nutricionalmente equilibrado, que muitas vezes representa a única refeição do dia para muitas famílias”, concluiu.