De acordo com Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2022, 48,1% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data, o que deve gerar um potencial de faturamento de R$ 315 milhões no comércio varejista online e físico de Fortaleza. Essa é a primeira pesquisa realizada pela Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), sobre a mega promoção anual, que acontece no mês de novembro.
O valor que o comércio da Capital deve faturar, segundo a pesquisa, coloca a data comemorativa como a terceira mais importante para o varejo, servindo como importante fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano. A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor – citado por 69,3% dos entrevistados – como oportunidade para compras necessárias com desconto.
Em R$ milhões nominais
Data Comemorativa | Ano da pesquisa | Potencial de Consumo |
Natal | 2021 | R$ 353,0 |
Dia das Mães | 2022 | R$ 346,0 |
Black Friday | 2022 | R$ 315,0 |
Dia dos Pais | 2022 | R$ 240,0 |
Dia dos Namorados | 2022 | R$ 218,0 |
Dia das Crianças | 2019 | R$ 167,2 |
Fonte: IPDC/FECOMERCIO-CE
Neste ano, a Black Friday coincide com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo e o perfil distinto de consumo nos dois eventos ajudará a potencializar os segmentos beneficiados, incrementando as vendas de bebidas, alimentação e material esportivo, além dos segmentos típicos da promoção. Segundo dados do Google, a Black Friday movimenta nove vezes mais recursos do que a Copa do Mundo de Futebol.
Quase metade dos consumidores irá às compras
O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras – 48,1% dos entrevistados – mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (50,1% de resposta positiva), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (59,8%) e com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (52,3%).
Com relação à disposição para os gastos, 68,7% dos entrevistados revelaram a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 500. Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de cinco produtos (6,1% dos entrevistados), com predomínio do grupo de consumidores do sexo masculino (6,8%), com idade até 20 anos (9,4%) e do estrato com renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos (12,9%).
Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de uso do cartão de crédito (58,9% das respostas), seguido de pagamento à vista com dinheiro ou cartão de débito (44,4%) e Pix (12,4%). A oferta de flexibilidade de prazo para pagar é fundamental para a decisão de consumo, já que 84,3% dos entrevistados desejam parcelar suas compras.
Seis segmentos lideram intenção de compra
A pesquisa da Fecomércio mostra a preferência do consumidor pela chamada linha branca e bens de consumo semiduráveis, com domínio de seis segmentos:
Ao longo dos últimos anos o evento da Black Friday tem se expandido para além da data específica do evento. Isso explica, por exemplo, porque 52,0% dos consumidores pretendem comprar na semana no evento e apenas 31,9% na sexta-feira, 25 de novembro.
As lojas físicas foram citadas por 77,9% dos entrevistados com relação ao local das compras. O perfil desse consumidor mostra preponderância do grupo do sexo feminino (79,0%), com idade acima dos 36 anos (83,3%) e renda familiar mensal de até cinco salários mínimos (78,1%).
O e-commerce será utilizado por 28,7% dos consumidores, principalmente do sexo masculino (28,8%), do estrato com idade até 20 anos (32,5%) e renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (61,1%).
Consumidor mais consciente